domingo, 29 de junho de 2008

Algumas efemérides - Junho

Dia 3
Em 2004, o Ministério da Educação anuncia o fecho de 803 escolas do primeiro ciclo, do ano lectivo de 2004/5.
Dia 5
Em 1969, morre o talentoso escritor norte-americano Jack Kerouac, referência da geração “beat” dos anos 60, e autor de “Pela Estrada Fora”.
Dia 6
Em 1985, é criada a Ordem de Camões, para distinguir serviços à cultura portuguesa, prestados por nacionais ou estrangeiros.
Dia 9
Em 1870, morre o Escritor inglês Charles Dickens, autor dos conhecidos romances Oliver Twiste e David Copperfield, entre muitos outros.
Dia 11
Em 2006, Portugal vence a Angola por 1-0, na primeira jornada do grupo D do Mundial de Futebol da Alemanha.
Dia 12
Em 1875, a figura do Zé Povinho, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, aparece pela primeira vez na Revista Lanterna Mágica.
Dia 16
Em 1978, o Presidente do Panamá, Omar Torrijos, e o dos Estados Unidos, Jimmy Carter, assinam o Tratado para a devolução do canal do Panamá no ano de 2000.
Dia 20
Em 2007, a publicidade portuguesa conquista um Leão de Prata no festival Internacional de Cannes, o mais importante do sector, com um anúncio de imprensa criado pela Agência Leo Burnett.
Dia 25
Em 1996, o Comité de peritos da UNESCO atribui ao centro histórico do Porto a categoria de património mundial.
Dia 26
Assinalam-se três datas: Dia Internacional Contra o Uso e o Tráfico de Drogas; Dia Internacional de Apoio à Vitimas da Tortura e Dia Internacional da Multimédia.

sábado, 28 de junho de 2008

Insólito!...

El primer helado gay
Los gays y las lesbianas de Barcelona han presentado hoy el primer helado gay con motivo de la celebración el próximo sábado del Día del Orgullo Gay.
"Se trata de un helado único y exclusivo para los gays y las lesbianas que representa su simbología e intereses y además promueve la iniciativa social de nuestra empresa", explica Sebastià Manyosa, el responsable de la empresa que ha elaborado el helado perteneciente a la cooperativa social Coinre

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Algumas curiosidades

ÓSCAR
Prémio atribuído anualmente pela Academia de Artes e Ciências do Cinema de Hollywood para galardoar os melhores filmeS, actores, realizadores, etc. É representado por uma estatueta de metal dourado, com 34 cms de altura, desenhada por Cedric Gibbons e executada pelo escultor George Stanley em 1929.
Os Óscares foram concebidos pela 1ª vez em 1929. A estatueta que ainda não tinha nome, passou assim a ser denominada porque a bibliotecária a Academia, Margaret Herrick, quando a viu, disse: «Parece mesmo o meu tio Óscar».
POR QUE É QUE AS GALINHAS PÕEM OVOS BRANCOS E BEJES?
O que determina a cor dos ovos é a raça da galinha. Branco puro, beje claro ou beje escuro são determinados por um pigmento na parte externa da casca e não interfere no sabor, nem no valor nutricional do alimento.
OS SALTOS ALTOS
Os saltos de calçado apareceram na Pérsia. Eram, a princípio, pedaços de madeira destinados a levantar o pé, a fim de o furtar ao calor dos areais. Os primeiros saltos, iguais para homens e mulheres, não passavam de 4 centímetros. Com o rodar do tempo chegaram a atingir alturas desconformes. Da Pérsia passaram a Veneza, tornando-se então mais luxuosos. E adornavam-nos por vezes, com pedras preciosas. A altura indicava a condição dos que os usavam.
COR DAS JOANINHAS INDICA CUIDADO!
A coloração vermelha com pintinhas pretas carregadas nas “costas” das joaninhas, que tanto agrada à visão humana, é na verdade um aviso aos pássaros, seus inimigos naturais, que diz “mantenha distância, temos um gosto muito ruim”. Esses insectos, chamados de Coleópteros coccinelídeos, além de bonitinhos, são extremamente benéficos ao homem, pois se alimentam de pulgões, bichos que sugam a seiva das plantas podendo causar sérios prejuízos a elas.

Globalização

A federação de futebol dos Barbados, Ilha das Caraíbas, lançou um anúncio na internet, com o objectivo de atrair novos jogadores de futebol para a sua selecção. “É dos barbados por nascimento, nacionalidade ou descendência? Deixe que nós verificaremos por si. Joga futebol profissional? Gostava de integrar o programa de futebol da federação dos Barbados? Contacte-nos. Homens, jovens e mulheres.” (http://www.barbadossoccer.com/).
Foi esta a mensagem que a federação de futebol das Caraíbas encontrou para atrair novos jogadores para melhorar a qualidade e quantidade do futebol, num país em que o desporto rei é o críquete, que o ano passado recebeu o mundial da modalidade.
A prática deste desporto está relacionada com as influências do colonialismo do país de Sua Majestade a Inglaterra, da qual se tornou independente em 1966. Os barbados ocupam actualmente o 121º lugar do ranking da FIFA em 200 equipas, liderado pela Argentina.
Apesar desta posição e da pouca expressão do futebol, os Barbados ainda conseguem estar acima de outras selecções como: Ilhas de Faroé ou São Marino, sem esquecer Timor Leste, Guam, Samoa ou a Papua Nova Guiné, a pior selecção. Actualmente, ainda luta pela qualificação para o mundial de 2010, tendo vencido a forte selecção da Republica dominicana. Mas, no sorteio saiu-lhe os Estados Unidos de Freddy Adu, tendo perdido na Califórnia por 8-0, para eliminar os americanos tem que ganhar o próximo jogo por 9-0.
Foi na sequência desta goleada que os responsáveis da federação lançaram este anúncio na internet “bdosfootball@carib-surf”. Perante isto, não admira que num futuro próximo possam existir jogadores estrangeiros a jogar pela equipa dos Barbados.
O fenómeno da globalização levou várias selecções mundiais a naturalizar jogadores estrangeiros para integrar as suas equipas, como é o caso de Deco e Pepe de nacionalidade brasileira a jogar por Portugal e Lukas Podolski, polaco a jogar actualmente pela sele cção Alemanha.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Celorico Cup

Deportivo da Corunha Conquistou 1ª Edição do "CELORICO CUP"
Enviado por Henrique Gomes (H.G)



O Deportivo da Corunha (Espanha) venceu a primeira edição da “Celorico Cup” (Sub-13), ao vencer na final os compatriotas do Deportivo do Lugo, por 1-0. O golo da vitória na final galega foi marcado por Pablo Iglesias, ainda no primeiro tempo. A equipa da Corunha foi a primeira a levantar o troféu deste torneio internacional de Celorico de Basto, cujo sucesso entusiasmou a autarquia, que garantiu desde logo nova e melhorada edição para o ano de 2009.Terminou desta forma, com êxito, a primeira edição do Torneio Internacional de Futebol de Celorico de Basto, que na próxima temporada deverá manter o mesmo formato e objectivo: a participação dos escalões de formação de emblemas como os que aqui estiveram presentes, para “melhor divulgar e difundir a prática da modalidade entre os jovens da região”, referiu Joaquim Mota e Silva, vereador do Desporto da autarquia celoricense.

RESULTADOS

Mondinense-Amarante 2-3 (Futebol de Sete)
Celoricense-Gandarela 1-1 (Futebol de Sete)
FC Porto-D. Corunha 0-2
V. Guimarães- D.Lugo 0-1
Celoricense-Mondinense 5-2 (Futebol de Sete - 3º e 4º)
Gandarela-Amarante 3-4 (Futebol de Sete - Final)
FC Porto-V. Guimarães 1-0 (3º e 4º)

Dep. Corunha-Dep. Lugo 1-0 (Final)

In: noticias de basto

terça-feira, 24 de junho de 2008

Recortes

OVNI explode sobre o Vietname
A agência de notícias oficial do Vietname informou na quarta-feira que um objecto voador não identificado explodiu no ar enquanto sobrevoava uma ilha no sul do país, um dia depois de um misterioso acidente de avião no Camboja, avança a Reuters.
Numa notícia intitulada «OVNI explode sobre a ilha de Phu Quoc», a agência de notícias do Vietname (VNA) relatou que após a explosão os habitantes da ilha de Phu Quoc encontraram fragmentos de metal cinzento, entre os quais um com 1,5 metros de comprimento.«A explosão ocorreu a cerca de 8 quilómetros acima do nível do solo, e talvez tenha sido um avião, mas as autoridades não conseguiram determinar se era uma aeronave civil ou militar», escreveu a agência estatal.A VNA acrescentou que as autoridades contactaram as companhias aéreas do Vietname, Camboja e Tailândia mas não foram informadas de qualquer avião desaparecido. Foram também enviados soldados ao local para procurar destroços e sobreviventes.Mistério no CambojaEstas informações surgem um dia depois dos relatos que deram conta de uma violenta explosão ouvida na província cambojana de Kampot - que dista 10 quilómetros da ilha de Phu Quoc.O vice-comandante da Força Aérea do Camboja, Kung Mony, disse ter recebido informações sobre um avião estrangeiro que se tinha despenhado em Kampot, mas posteriormente voltou atrás e negou ter-se tratado de um acidente com uma aeronave.No entanto, os habitantes daquela província cambojana garantiram à Reuters, na quarta-feira, que tinham encontrado pequenos pedaços de metal junto à linha costeira.Informação adicional:Reuters
Artigos Relacionados:
Fonte: ciberia

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Arquivo - Nossa Senhora do Ribeiral

Continuação do mês anterior
Um santuário em Codeçoso
Maria Celeste Teixeira Ferreira diz-nos que, tendo-se avistado com o Arcebispo de Braga a quem teria feito igual relato, deste teria obtido um despacho favorável à sua pretensão de erigir uma capela no local e, inclusivamente, teria sido o mesmo prelado a redigir pelo seu próprio punho o requerimento nesse sentido. Também garante que, tendo-se previamente encontrado com o pároco de Codeçoso, este teria manifestado o seu acordo com a afirmação que “Codeçoso já tem uma igreja, terá também uma capela…”.
Vindo posteriormente, porém, a dar o dito por não dito, e em consequência, os responsáveis diocesanos recuariam e comunicar-lhe-iam que ficasse a aguardar uma ulterior decisão. O pároco de Codeçoso negaria aquela versão, conforme o depoimento que publicamos noutro local, mas confirmar-nos-ia o despacho favorável do Arcebispado e a sua intervenção para que “fosse cassada a licença já concedida para a construção da capela”.
Maria Celeste Ferreira mostra-se absolutamente convencida que, vencida, a oposição, para ela incompreensível, do pároco de Codeçoso, obterá a necessária autorização das entidades eclesiásticas competentes para a conclusão do edifício já iniciado e destinado a capela. Assegura já ter gasto no local, nomeadamente com terraplanagens, cerca de um milhar de contos.
Interrogada de onde provem tamanha quantia, responde que a maior parte é do seu próprio dinheiro e a restante é proveniente das dávidas dos devotos. Ainda relativamente às ofertas dos devotos e peregrinos, revela que tem em seu poder cerca de cinquenta mil escudos, com os quais pretende abrir, a curto prazo, uma conta bancária, cujo número divulgará a fim de facilitar as ofertas e assim, viabilizar a conclusão da capela na “Cova do Ribeiral”, como lhe chama.
Capela tão necessária, pois também lhe permitirá ai depositar os “ex-votos” e outras ofertas semelhantes de que é depositaria e, como declara e igualmente lhe teria dito o Director da “Cruzada Eucarística” (publicação católica que se edita em Braga), “não lhe pertencem, mas sim a Nossa Senhora”.
Satisfazendo a nossa curiosidade em saber a quem pertencia o terreno em que será implantada a mencionada capela, informa-nos que este lhe teria sido cedido pelo Sr. Manuel Mota, administrador da conhecida empresa de construção “Mota & Companhia” e um dos maiores empresários nacionais, o qual se teria manifestado muito satisfeito em contribuir para tal fim.
O pároco de Codeçoso contraria também essa versão, sustentando que tal cedência estaria condicionada ao seu acordo e, porque o referido proprietário nunca lhe falou do assunto, aquela não se concretizaria. O “Jornal da Terra” procurou contactar o dito industrial, foi informado do seu precário estado de saúde, o que impossibilitaria o contacto desejado.
Cont. para o próximo mês

Recortes

População nacional cresce acima da UE
Éramos dez milhões em 1997, mas agora somos já 10,6 milhões, de acordo com os números revelados pelo Eurostat, que integram o relatório A Europa em Números. Um aumento de 5,2% em dez anos, quase mais dois pontos percentuais que o crescimento médio verificado na União Europeia (EU) – 3,4%. Na região comunitária assistiu-se também a um aumento populacional de 478,6 milhões para 495,1 milhões de pessoas na última década. Entre os que mais cresceram contam-se a Irlanda com um aumento de 18% (de 3,6 milhões para 4,3 milhões), Chipre (16,9%), Luxemburgo (14,2%) e Espanha (12,5%). Bem diferente é o panorama na Bulgária que, em igual período, registou um declínio de 7,9% (de 8,3 para 7,6 milhões), bem como na Letónia (-6,7%) e Lituânia (-5,7%). Ainda de acordo com o mesmo relatório, a população mundial era de 6,5 mil milhões de pessoas em 2005, mais do dobro dos três mil milhões de 1960. Mas se, nessa data, a população da actual EU a 27 representava 13,3% da população mundial, em 1995 o número caiu para 7,5%.
Fonte: Destak

sábado, 21 de junho de 2008

Eliminação de Portugal - Euro 2008

Portugal despediu-se nos quartos-de-final do Euro 2008, de forma inglória com uma exibição cinzenta, pálida e sem chama, perante uma selecção perfeitamente ao nosso alcance, tendo perdido uma das melhores oportunidades dos últimos tempos para ganhar aos germânicos e até vencer o Euro.



É inexplicável a atitude dos nossos jogadores que nunca conseguiram impor o seu futebol. A Alemanha que não era favorita, conseguiu durante a semana fazer um jogo psicológico, que deixou os jogadores portugueses especialmente o guarda-redes Ricardo, nervosos, intranquilos.

É evidente que durante o campeonato, houve determinados acontecimento que embora tenham sido desvalorizados por todos, especialmente os jogadores, interferiram na concentração da equipa, estamos a referir à novela “Cristiano Ronaldo” que animou o defeso e a decisão do seleccionador nacional de abandonar Portugal rumo ao Chelsea.


A selecção portuguesa era apontada como uma das selecções favoritas à vitória final, mas caiu aos pés de uma Alemanha que se apresentou com uma mentalidade ganhadora, tendo contribuído para esta afastamento as más prestações do nosso guarda redes, que comprometeu muito a equipa neste jogo.

Nos discursos dos jogadores e treinador acabam por ficar expressas todos essas ideias: a frustração, a sensação de que a equipa podia ter ido mais longe, mas também a consciência dos erros cometidos. Scolari também faz um balanço, positivo, de cinco anos e meio em Portugal.

A impresa estrangeira especialmente o germânica fez eco dos frangos do Ricardo!...


Será galo ou frango?

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ser português...



Notícias da Região

Tâmega com 20 mil desempregados
É na região Norte do País que existe maior número de pessoas sem trabalho e onde os salários rondam os 350 euros/mês.
Regista mais de 20 mil desempregados, sendo os concelhos mais afectados Amarante, Baião e Marco de Canaveses, onde as mulheres representam 70% dos inscritos nos centros de emprego, revela um estudo ontem divulgado.
De acordo como documento, divulgado pela Rede Europeia Anti-Pobreza (REAP), esta região do Norte do país, que conta com 20202 desempregados inscritos em Janeiro, é prejudicada pelo «baixo nível de qualificação entre os activos empregados» nos oito concelhos analisados, «que chegam a representar cercade 74% dos trabalhadores por conta de outrem».
O objecto de estudo deste trabalho situou-se na análise e interpretação do impacto das situações de desemprego ou emprego de baixa qualidade no desenho de percursos, trajectórias e modos de vida da exclusão e da pobreza em oito concelhos da região do Tâmega. De entre os oito municípios da região, os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses são também aqueles que «registam as taxas mais elevadas de desemprego jovem».
Mais poupança em meios rurais
A análise permitiu perceber ainda que «a poupança aparece associada à vivência em meio rural e é um modo de vida muito importante para a população idosa que, não obstante as dificuldades, tende a pensar no futuro da sua garantia de rendimentos».
Salários de 350 euros/mês
O documento indica ainda que a «disparidade entre o ganho médio dos trabalhadores por conta de outrem no resto do país e na região Norte é claramente desfavorável. Chegam a ganhar menos cerca de 350 euros pormês». «A região entrou quase em colapso, é a zona mais problemática do país e uma das mais problemáticas daEuropa», afirmou o Padre Jardim Moreirada REAP, que pediu intervenção rápida das entidades regionais.
Fonte: Lusa

Insólito

EUA: 17 jestudantes engravidam ao mesmo tempo depois de um pacto
2008-06-20
Nova Iorque, 20 Jun (Lusa) - Dezassete alunas de um liceu norte-americano engravidaram ao mesmo tempo, depois de terem estabelecido um pacto entre elas para criarem os filhos juntas, noticiou quinta-feira o semanário Time.
"Cerca de metade das jovens - nenhuma delas tem mais de 16 anos - confessou ter estabelecido um pacto", disse Joseph Sullivan, reitor do liceu de Gloucester, que as jovens frequentam. As 17 adolescentes estavam grávidas em Junho, quando terminou o ano escolar 2007-2008, o que representa o quadrupulo de gravidezes que a escola com 1.200 alunos registou no ano anterior, revela o semanário.
Gloucester é um porto de pesca e estação balnear. A maior parte dos pais dos bebés a nascer tem cerca de 24 anos, segundo o jornal Boston Globe.
MF.
Lusa/Fim keywords: sociedade

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Celorico Cup

Celorico Cup 1º Torneio Internacional de futebol de 11 Sub 13 A Câmara Municipal de Celorico de Basto está a organizar o 1º Torneio Internacional de futebol de 11 Sub 13 denominado “Celorico Cup”.
A iniciativa que contempla a participação dos escalões Juvenis de Sub 13 realiza-se nos dias 21 e 22 de Junho e terá lugar no Estádio Municipal. O evento tem como principal objectivo incentivar os jovens para a prática de futebol de 11 e posteriormente inscreverem-se nos clubes de futebol do concelhode forma de forma a praticarem a modalidade.
As equipas que irão participar são:

Futebol Clube do Porto, Vitória de Guimarães, Deportivo da Coruña Club Deportivo de Lugo

Paralelamente a este evento irá decorrer um torneio de Futebol de 7 no escalão de escolas com a participação:
Clube Desportivo Celoricense, Futebol Clube de Gandarela, Mondinense F.C Amarante F.C.
Fonte: Câmara Municipal

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Politica nacional

Está a decorrer uma sondagem nacional sobre a vida politica portuguesa. Pergunta: Em qual votaria hoje nas legislativas? veja os resultados http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Apito final

Apito Final: FC Porto admitido na Liga dos Campeões na próxima época - porta-voz da UEFA 16 de Junho de 2008, 16:12
Nyon, Suíça, 16 Jun (Lusa) - A UEFA revelou hoje que o FC Porto será admitido na próxima edição da Liga dos Campeões de futebol e que o caso já não irá à Comissão de Controlo e Disciplina do organismo antes do início da edição de 2008/09.
"O caso não será analisado pelo Conselho de Justiça da Federação portuguesa antes do início da Liga dos Campeões e, por isso, não será analisado pela Comissão de Controlo e Disciplina (antes do início da prova)", disse à Agência Lusa um porta-voz da UEFA. RPM.
Lusa/fim.

Humor

Sem ferir susceptibilidades...



Uma freira pediu para escreverem no seu túmulo:


O coveiro achou que eram muitas palavras e escreveu:

Cultura

Sugestão de leitura
A esfinge sem segredo
de
Oscar Wilde

sábado, 14 de junho de 2008

Insólito

Marido traído vende mulher no eBay
O britânico Paul Osborn, suspeitando que a mulher o andava a trair com um colega de trabalho, decidiu vingar-se e leiloá-la na Internet. O fiscal de trânsito de 44 anos colocou um anúncio no eBay onde descreve Sharon, a mulher com quem está casado há 24 anos, como «mentirosa» e «adúltera».O leilão de Sharon - que começou por apenas um cêntimo - recebeu centenas de licitações e atingiu as 500 mil libras (cerca de 625 mil euros), segundo o "The Sun".Osborn expulsou Sharon de casa após ter lido vários e-mails que comprovavam que a mulher, de 43 anos, o andava a trair com um colega de trabalho.Apesar de a ter recebido de volta, o clima de confiança não durou muito. Apenas duas semanas depois, Osborn, novamente convencido que andava a ser enganado, decidiu oferecer a mulher a quem pagasse mais.«Num acesso de raiva pus o anúncio no eBay. Mais tarde retirei-o porque me apercebi que não era a coisa correcta a fazer. Mas estava tão furioso», disse ao jornal britânico.Apesar de o anúncio já ter sido retirado do eBay, Sharon não perdoou e apresentou queixa contra o marido.
In Ciberia
Informação adicional:The Sun

Recortes

Contacto entre Homem e extra-terrestres dentro de 100 anos
Graças aos avanços tecnológicos, o ser humano entrará em contacto com a vida extra-terrestre num prazo de 100 anos, vaticina o pioneiro na pesquisa de civilizações fora do planeta Terra, Frank Drake. O especialista, presidente do Instituto para a Investigação da Inteligência Extra-Terrestre dos Estados Unidos, estima que dentro de 100 anos o desenvolvimento da tecnologia permitirá ao Homem travar contacto com extra-terrestres pela primeira vez, noticia a Lusa.Alguns radiotelescópios existentes nos dias de hoje têm uma potência cem milhões de vezes superior à dos que eram utilizados nos anos 60, e são capazes de receber sinais de rádio e luzes emitidos desde pontos muito longínquos do Universo.Para além de acreditar na presença de vida, pelo menos na forma microbiológica, num dos 280 sistemas planetários que contabilizou até agora, Drake sustenta que existem na Via Láctea cerca de dez mil civilizações.O Instituto Instituto para a Investigação da Inteligência Extra-Terrestre tem como objectivo encontrar aparelhos suficientemente sofisticados que permitam captar sinais codificados como um sinal de televisão, algo que, para o perito, seria uma espécie de "remédio santo".
.
Fonte: lusa/ciberia

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Resenha histórica de Codessoso

Cont. do mês anterior
Ora, como vimos atrás, tal situação não se aplicava ao Couto de Codeçoso apesar de esta propriedade ter deixado de ser da família dos Sousãos e passado a pertencer, provavelmente por doação, ao Mosteiro de Telões. Por isso, apesar da inexistência de documentos que o confirmem, inclino-me a pensar para que este território teria havido uma carta de couto (o diploma régio que consagrava os privilégios e imunidades do couto) concedida pelo monarca ao próprio D. Gonçalo Mendes de Sousa ou então a um seu antepassado, porquanto esta família possuía, já anteriormente a meados do século XI, numerosíssimas propriedades nesta região. É este facto que determina o seu estatuto jurídico, que perdurou até aos anos trinta do século XIX, data em que, sendo um minúsculo município com apenas centena e meia de fogos, é extinto para dar lugar aos grandes e actuais concelhos de Amarante e de Celorico de Basto.
Apesar do que ficou dita até agora, constata-se historicamente que a posse e jurisdição do Couto de Codeçoso pelo Mosteiro de Telões não foi sempre uma questão de todo pacifica e, variadas vezes, os respectivos Abades tiveram de recorrer aos monarcas a fim de estes confirmarem a jurisdição e os privilégios do couto, os quais publicavam cartas de confirmação, como aconteceu com D. Duarte em 1434. Outras vezes, a solução foi o recurso à Justiça contra aqueles que lhes tentavam usurpar os seus direitos, como se verificará mais adiante.
Devo abrir aqui um parêntese para dizer que, a partir de agora, sempre que me referir a este couto o designarei pelo nome por que é mencionado, em cada época, nos documentos: umas vezes, Couto de Codeçoso, outras vezes, Couto de Codeçoso e Aboim ou Couto de Aboim e Codeçoso, e, por último, Concelho de Aboim e Codeçoso.
Couto das Tábuas Vermelhas de Nossa Senhora da Oliveira
Em 1474, reinava em Portugal D. Afonso V, o cónego João de Barros anexou a Igreja de Telões à Real Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira, de Guimarães, autorizado por breve do Papa Sixto IV e confirmado pelo Arcebispo de Braga D. Luís, no ano seguinte. Desta maneira, a Igreja de Telões, as suas propriedades, incluindo o Couto de Codeçoso, e as suas capelas anexas de Aboim e Codeçoso, passaram a integrar o património da dita Colegiada, cujo Cabido passou a apresentar o reitor da paróquia de Telões (e, mais tarde, os curas das paroquias de Aboim e de Codeçoso) e a nomear o juiz e demais oficiais do Couto.5
Desde os alvores da Nacionalidade que a Colegiada de Guimarães, erigida entre as cinzas do anterior mosteiro duplex, fundado e dotado pela Condessa Mumadona (séc. X), concitou a protecção dos primeiros monarcas portugueses, sendo certo que D. Afonso Henriques foi padroeiro. Protector e benfeitor desta igreja, tendo-lhe concedido amplos privilégios, isenções e liberdades, os quais eram extensivos aos seus priores, cónegos e demais servidores. Sucessivos monarcas, reconhecendo à Colegiada o direito dela conceder os referidos privilégios aos caseiros das suas terras, publicaram cartas e alvarás advertindo todas as autoridades do reino que respeitassem cumprissem e fizessem cumprir os mesmos privilégios.
.
Cont. no próximo mês

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Actualidade

Os portugueses são dos europeus que mais desvalorizam as questões políticas, segundo um estudo que aponta um profundo desconhecimento dos nossos jovens face à vida política do país. A este assunto se referiu o Presidente da republica Prof. Cavaco e Silva na cerimonia de comemoração do 25 de Abril, que referiu que existe um forte desinteresse dos jovens portugueses sobre as questões politicas do pais e o que levou o Chefe de Estado a pedir uma “reflexão séria” sobre o assunto.
A fraca participação política poderá estar associada à insatisfação do regime político, ao sentimento geral de insatisfação pelo estado da politica em Portugal e da exigência de reformas radicais. Segundo o estudo há jovens portugueses que desconhecem que o governo goza de maioria absoluta.
Os jovens estão mais virados para as participações em actividades que lhes diga mais respeito no dia-a-dia, como os problemas de protecção do meio ambiente. Segundo a avaliação em causa os jovens não se identificam com nas categorias de esquerda e direita, apesar de tenderem para a direita.
A justificação para este fenómeno, poderá estar associada ao fraco grau de instrução, descrença na classe política, baixa confiança interpessoal, condicionalismos impostos pelas ideologias dos partidos políticos.
Com este estado de coisas, não existirá em Portugal um défice de democraticidade?

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Politica

Portugal tem mais um partido político denominado Movimento Mérito e Sociedade. No dia 29 de Abril de 2008, o seu fundador Eduardo Correio, entregou 8.400 assinaturas no Tribunal Constitucional, com o objectivo de formalizar a constituição do novo partido. Segundo o seu líder a data escolhida, entre 25 de Abril e 0 1º de Maio, tem a ver com o facto de «essa semana de 1974, logo a seguir à revolução, foi a única em que vi os portugueses felizes».

O que leva este académico, casado e pai de três filhos, formado no ISCTE e doutorado em Finanças na Universidade de Strathelyde, com sucesso no mundo dos negócios e das empresas, decidir criar um partido político MMS.



Eduardo Correia diz que não pode estar parado a ver o país a piorar e com um défice enorme de competitividade que justifica o nosso atraso relativamente aos outros países, do que diz ser o “clube da Europa”.



O movimento Mérito e Sociedade, pretende concorrer às eleições legislativas e europeias em 2009.



O MMS tem um site – http://www.mudarportugal.org/ - que contém as medidas do partido, a ficha de inscrição de assinatura e também um manifesto escrito pelo fundador do partido onde apresenta “ideias e propostas para mudar Portugal”.

SCUT

Não para a contestação à introdução de portagens de três auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT). Com a decisão de pagamento das concessões Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto, Portugal tornar-se-á num dos países europeus com mais quilómetros de estradas portajadas e mais receitas obtidas com as tarifas cobradas, mesmo tendo menos tráfico que a media dos países europeus.
O que é uma concessão SCUT?
É uma auto-estrada em que a circulação é subsidiada, sem que haja custos para o utilizador. O estado entrega a construção, financiamento, exploração e manutenção da auto-estrada a um consórcio privado, pagando-lhe uma tarifa por cada veículo que ali circula. Quando foram introduzidas? A introdução deste modelo de gestão rodoviária remonta a 1997. Foi da responsabilidade do antigo ministro do Equipamento Social, João Cravinho, num Governo de António Guterres, sob o argumento da coesão e desenvolvimento territorial.
Quais as orientações politicas mais recentes?
O Governo Barroso, formado em 2002, era contra as SCUT, mas nunca concretizou essa orientação. O Executivo de Santana Lopes esteve perto de impor um fim a essas concessões, com o ministro António Bexia a defender o princípio utilizador-pagador em todas as vias. O PS não deu seguimento a essa linha.
Quando foi anunciada a decisão de introduzir portagens?
Em Outubro de 2006, foi anunciada a decisão de portajar três SCUT no Norte do país, com base em novas estudos sócio-económicos. Desde então, o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações tem estado a negociar com as concessionárias.
Quanto ganha o Estado com a decisão anunciada?
De acordo com as estimativas do Ministro Mário Lino no anúncio da decisão, a introdução de portagens nas três SCUT deverá gerar receitas de 100 milhões de euros por ano (calculo feito segundo uma projecção-base de 60 cêntimos por quilómetro). Os autarcas e populações afectados por a introdução das portagens reclamam com fundamento no incumprimento de um dos critérios definidos pelo Ministro Mário Lino: a existência de uma alternativa viável, que possibilite chegar aos mesmos locais com um acréscimo de tempo não superior a 1,3 vezes. Esta decisão vai acarretar enormes implicações para as empresas e populações da região, uma vez que, estas não têm alternativas, as vias de comunicação existentes estão saturadas com o trafico, a que acresce a introdução de entroncamentos, semáforos, passadeiras atravessamentos de localidades, garagens a sair para a via, troços com passeios e circulação pedonal, habitações, comercio e, consequentemente, muitas cargas e descargas. Os novos eixos viários, encurtaram distâncias, tornaram os percursos mais rápidos e a introdução de tarifas vai ter como consequência directa, a perda de competitividade e restrições ao investimento e até deslocalização de empresas.
Por estas razões a contestação vai continuar…
Fonte: JN

terça-feira, 10 de junho de 2008

Liga de Futsal Super Viva - acerto de calendário

(Jogo em atraso) 4ª Jornada Polidesportivo da Vila 08 de Junho de 2008, 18h00, assistência cerca 250 espectadores
Ferjota 3 - - G. D. Codessoso B 5
GDC-B : Macaco, Paulo Macedo, Tiago G., Zé Mota, Xavier, Pisca, Marco, Diogo, Tiago M., Meira, KáKá, Macedo. Treinador- Vítor Moura. Golos – 4 Xavier, 1 Macedo.
Inicio demolidor ……
O GDC-B entrou no jogo a todo gás obtendo 3 golos nos dois primeiros minutos iniciais, com Pedro Xavier a ter o pé quente e a ser o perigo constante apontado às balizas da Ferjota, pois foram dele os três primeiros golos. O resultado foi construído na 1ª parte onde o marcador já assinalava 1-5 favorável à equipa de Codessoso.
Na 2ª parte, todos os jogadores vinham com a lição bem estudada e conseguiram gerir a vantagem, criando ainda várias oportunidades de golo que podiam ter avolumado mais o resultado.
Resultado justíssimo, de salientar a grande inter ajuda entre todos os jogadores que deram o corpo à luta, deixando muita gente a pensar naquela frase “ querer é poder”.
Organização – Nada a assinalar.
Arbitragem – Esteve em bom plano, mas mesmo assim ficaram algumas faltas e cartões por marcar, embora não influencia-se o resultado.
. Texto: F. Machado

Liga de Futsal Super Viva - acerto de calendário

(Jogo em atraso) 1ª Jornada Polidesportivo de Arnoia 08 de Junho de 2008 assistência cerca 50/60 espectadores
Arcar And F. Team 4 - - G. D. Codessoso A 1
GDC-A : Quim Zé, Moura, Faneca, Paulo Lopes, Magalhães, Nuno Lopes, Fredo, David. Treinador- Nuno Lopes. Golos – 1 Faneca.
Jogar Jogar e Não Marcar……
O GDC-A mais uma vez, entrou num jogo em que teve que esperar pelos jogadores adversários que chegaram a conta gotas, à parte disso, jogo sem história a equipa esteve nervosa sofreu dois golos de rompante na 1ª parte e ainda reduziu e podia ter chegado ao empate ou até à vitoria antes do final da mesma, mas a falta de sorte e algo mais, foi o que faltou a equipa:
No 2º tempo os homens de Codessoso, tentaram mudar o rumo dos acontecimentos, mas faltou cabeça fria e o banco desta vez tinha menos opções com a falta de três jogadores importantes.
Com o adiantamento do GDC-A foram os jogadores da casa a aproveitar para ampliar para um resultado final de 4-1, resultado injusto mas quem não marca sofre.
Organização – O jogo estava marcado para as 19h00 e os árbitros e a equipa do GDC-A já estavam equipados a essa hora, o jogo começou ás 19h30 porque só havia 4 jogadores da equipa da casa, será que nós temos que esperar por tudo e todos?
Arbitragem –penalty mal marcado aos 11 minutos e que viria a modificar o rumo da partida, dualidade de critérios nos cartões e faltas, deixaram a equipa da casa abusar do jogo passivo, começa a não haver pachorra para isto, mania da perseguição ? Antes fosse.
. Texto: F. Machado

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Personalidades da nossa terra

Cont. do mês anterior
Padre Albino
Monsenhor Albino, morre em 19 de Setembro de 1973; reproduzimos a seguir, alguns passos da reportagem do seu funeral: Da “oração Fúnebre” proferida pelo Dr. Lenicio Pacheco Ferreira: “com veneração”, trazemos viva à mente a imagem deste grande catanduvense, deste extraordinário sacerdote que hoje se despede de nós, depois de uma existência toda de sofrimento e luta em prol da grandeza desta terra, numa perene dedicação a Deus e aos seus semelhantes, numa trajectória defunda de benefícios à colectividade. E mais adiante: “Monsenhor Albino”, o apóstolo dos pobres, dos humildes, dos sofridos, dos angustiados, dos desesperados, foi por si um ensinamento de perfeição de carácter, de pureza de alma, de bondade e, acima de tudo de solidariedade humana, segundo a lição de Jesus que enfeixa toda a filosofia cristã: “Amai-vos uns aos outros”, “Amai-vos como eu vos amei”. Do Dr. Warley Agudo Romão: “De seu particular, nada deixou. Sem testamento não é de bens materiais, não teve essa preocupação, aquele que andava de jipe velho, buscando frangos e ovos em sítios poeirentos para fazer sopas aos pobres. Deixou uma ideia. Mais que uma ideia: uma realização consubstanciada hoje em um património impressionante, um acervo de riquezas, a sua Fundação, composta de escolas superiores, terrenos, prédios e fazendas, asilos, hospital, etc. de seu particular, deixou a sua vida e obra. Que mais um homem pode dar aos seus semelhantes? Imagem de homem, perfil de santo. “Do Repórter “Uma multidão incalculável (20, 30 mil pessoas?), jamais vista em Catanduva, acompanhou na tarde de Sexta-feira os restos mortais de Monsenhor albino Alves da Cunha e Silva. Uma das mais impressionantes manifestações de sentimento popular”. Depois destes depoimentos sobre a personalidade e obra deste ilustre celoricense, resta-nos transcrever as palavres com que o Prefeito Municipal de Catanduva – Dr. Pedro Nechar antecede o decreto, pelo qual estabelece oito dias de luto oficial e ponto facultativo nas Repartições Municipais, em homenagem a Mons. Albino Alves da Cunha e Silva: - “…Considerando, que esta cidade muito deve ao santo e querido Vigário, por todo o seu trabalho, por toda a sua dedicação às obras monumentais que a Comuna possui hoje e que foram em tempos idos erigidos, tijolos por tijolos, com a tenacidade e a devoção dos abnegados e justos soldados de Cristo; considerando, finalmente, que não existem palavras para externar a dor pelo passamento do nosso querido Vigário, a quem devemos render todas as homenagens, por ser delas credor, com todos os méritos, por tudo o que em vida realizou, etc. etc. (ver o Jornal “Noticias de Basto”, de 10-11-1973. Honra ao Mérito! Gloria à Virtude!
Reitor Armandino Lopes

sexta-feira, 6 de junho de 2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia mundial do ambiente

O Dia Mundial do Ambiente, comemorado todos os anos no dia cinco de Junho, é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimula a consciencialização mundial do meio ambiente e reforça a atenção política e de acção. O slogan para o Dia Mundial do Ambiente de 2008 apela a que “Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono”. O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), reconhecendo a dificuldade em definir a questão das alterações climáticas na época em que vivemos, solicitou a todos os países, empresas e comunidades que concentrem-se na emissão de gases com efeito de estufa e como reduzi-los. O Dia Mundial do Ambiente irá ainda destacar os recursos e iniciativas que promovam uma economia com diminuição da produção de carbono e de mudanças nos estilos de vida, tais como a melhoraria da eficiência energética, utilização de energias alternativas, conservação florestal e o consumo ecológico. As principais celebrações internacionais do Dia Mundial do Ambiente 2008, serão realizadas na Nova Zelândia, onde a cidade de Wellington receberá as Nações unidas. No dia da agenda está a iniciativa de dar o rosto humano para as questões ambientais; capacitar as pessoas a tornarem-se agentes de desenvolvimento sustentável e equitativo; promover uma compreensão entre as comunidades, de forma a mudar de atitudes para com o universo ambiental; e defender e incentivar parcerias que assegurem a todas as nações e povos a comodidade de um futuro mais seguro e mais próspero.
Fonte: confagri
.
.
mensagem do dia mundial do ambiente
.

Livro de citações

O Preço da Honra
As coisas que mais ocorrem na vida e são tidas pelos homens como o supremo bem resumem-se, ao que se pode depreender das suas obras, nestas três: as riquezas, as honras e a concupiscência. Por elas a mente se vê tão distraída que de modo algum poderá pensar em qualquer outro bem. Realmente, no que tange à concupiscência, o espírito fica por ela de tal maneira possuído como se repousasse num bem, tornando-se de todo impossibilitado de pensar em outra coisa; mas, após a sua fruição, segue-se a maior das tristezas, a qual, se não suspende a mente, pelo menos a perturba e a embota. Também procurando as honras e a riqueza, não pouco a mente se distrai, mormente quando são buscadas apenas por si mesmas, porque então serão tidas como o sumo bem. Pela honra, porém, muito mais ainda fica distraída a mente, pois sempre se supõe ser um bem por si e como que o fim último, ao qual tudo se dirige. Além do mais, nestas últimas coisas não aparece, como na concupiscência, o arrependimento. Pelo contrário, quanto mais qualquer delas se possuir, mais aumentará a alegria e consequentemente sempre mais somos incitados a aumentá-las. Se, porém, nos virmos frustrados alguma vez nessa esperança, surge uma extrema tristeza. Por último, a honra representa um grande impedimento pelo facto de precisarmos, para consegui-la, de adaptar a nossa vida à opinião dos outros, a saber, fugindo do que os homens em geral fogem e buscando o que vulgarmente procuram.
Baruch Espinoza, in 'Tratado da Correcção do Intelecto'

Humor

Destak -só visto

Caixão usado como “frigorifica”
Um norte-americano de 67 anos gosta de tal forma de cerveja que não quer separar-se da sua bebida preferida, nem depois de morrer. Para manter esta ligação, o homem mandou construir um caixão no formato da sua marca de cerveja preferida, incluindo o rótulo e as cores azul e vermelha. Segundo o site Globo, Bill Bramanti, até já experimentou o caixão e garante que cabe lá dentro, mas assegura que não quer morrer tão cedo. Enquanto a morte não chega, o criativo americano encontrou outra utilização para o artefacto. Já deu uma festa e usou o caixão como frigorífico, enchendo-o de gelo e latas de cerveja. E não se pense que algo neste plano para a morada eterna foi deixado ao acaso. O projecto do caixão e o design de lata de cerveja foram encomendados por Bill a profissionais. E parece ter ficado tão bem que até a filha Cathy Bramanti, elogiou a ideia do pai.
«Perdoado» 86 anos depois de ser enforcado
O governador do estado australiano de Vitória decretou o perdão póstumo a um homem enforcado há 86 anos, acusado de violação e morte de uma menina de 12 anos, depois de uma pesquisa ter desacreditado as provas utilizadas. No entanto, Colin-Ross foi apenas «perdoado» e não «absolvido» por não ser possível novo julgamento. Processa prisão por perder peso Preso por homicídio, Broderick Laswell, um jovem norte-americano de 19 anos, decidiu processar a direcção do estabelecimento prisional onde está detido por esta não satisfazer o seu apetite adequadamente. Segundo o site brasileiro Globo, o jovem norte-americano foi preso sem Setembro de 2007 quando pesava 187 quilos. Oitop meses depois, seguindo uma dieta rígida imposta pela cadeia, o jovem perdeu 47 quilos e acusa agora os guardas prisionais de lhe negarem os nutrientes necessários para o seu bem-estar. Na acusação, Laswell alega que «passava fome, literalmente» e que tinha os seus «direitos civis negados». Laswell queixa-se que uma hora depois das refeições já estava novamente com fome. O detido afirma que os biscoitos e as batatas fritas que acompanhavam as sanduíches não ofereciam o número de calorias necessárias à sua sobrevivência.
Site pornográfico para cegos vira sucesso na net.
Porn of the Blind é um site pornográfico para cegos, criado em 2006, que tem conquitado as audiências, tornou-se mesmo numa referencia de culto para o cibernauticas. A noticias é avançada pelo site da BBC Brasil que explica que a página em questão disponibiliza vídeos com descrições gravadas por voluntários das cenas de sexo. Tudo é descrito ao pormenor: o cenário, as cores, as personagens e o ambiente. Só no mês de Abril o site recebeu 150 mil visitas e, segundo um dos fundadores, identificado popr Elmer, o site aumentou a audiência desde que disponibilizou um software que permite aos voluntários/internoutas gravarem as descrições em áudio. O sistema foi disponibilizado em Agosto de 2007 e o site conta já com 30 arquivos de áudio. O site pretende ainda «oferecer descrições de todas as páginas pornográficas disponíveis na internet».
Dejecto de cão origina processo
Uma mulher de Nova Iorque decidiu processar a cidade de Norwalk, no estado norte-americano de Cannecticut, em aproximadamente 100 dólares, alegando alegando que o passeio da sua família ao Aquario Maritimo foi prejudicado devido a um dejecto canino que estava no passeio. Segundo o site G1, Kelly Debrocky ficou indignada com o facto de a sua filha ter pisado o dito dejecto, o que para além de lhe ter danificado o calçado, arruinou por completo o convívio familiar. Kelly pretende ser recompensada pelos danos que sofreu e, por isso, exigiu 54 dólares para substituir os sapatos da sua filha, mais 46 dólares referentes aos bilhetes que tinha pago para visitar o Aquário, mais a conta do parque de estacionamento. O advogado da cidade de Norwalk afirmou que o pedido de indemnização não será satisfeito porque, segundo o próprio acrescenta «porcarias acontecem».

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Actualidade

O Comité de Controlo e Disciplica na UEFA, decidiu suspender o Futebol Clube do Porto, da participação na proxima edição da Liga dos Campões Europeus 2008/2009. A UEFA ao ser notificada deste caso, avaliou que a admissão dos dragões chocava com um dos critérios de admissão para as provas europeias, já que a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões determina que, para ser inscrito, um clube "não pode estar ou ter estado envolvido em alguma actividade destinada a combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional". Esta decisão é passivel de recurso para o Comité de Apelo a UEFA e desta decisão em caso negativa ao FCP, para o Tribunal Arbitral. Com esta decisão serão beneficiados o Vitória de Guimarães (que sobe um degrau e ganha o acesso directo à Liga 'milionária') e o Sporting de Braga (que jogará a Taça UEFA).
Quais as implicações que esta decisão poderá ter para o FCP, em termos desportivos e financeiros?

terça-feira, 3 de junho de 2008

Editorial

Nova taxa de disponibilidade
Durante vários anos os consumidores, lutaram contra a escandalosa cobrança do “aluguer do contador”, da água, agora que foi abolida, as autarquias não perderam tempo e imaginaram rapidamente uma nova taxa denominada de “taxa de disponibilidade do serviço”. Esta situação veio contornar a Lei dos serviços essenciais, permitindo fazer entrar pela janela o que sai pela porta. A decisão de cobrança da tarifa de disponibilidade da água, que o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, admitiu ser ilegal, já esta a ser tomada por algumas autarquias. Os autarcas defendem a necessidade de aprovar uma tarifa fixa para cobrir os custos de construção, conservação e de manutenção do sistema, sublinhado que a criação da taxa, vai ao encontro das determinações do Instituto Regulador da Água e Serviços (IPAR) e do Plano Estratégico do Abastecimento de Água e Saneamento. É público que a prestação destes serviços essenciais, estão concessionados a empresas municipais, onde estas, podem evocar o princípio do equilíbrio financeiro e solicitar uma compensação, sempre que há perda de receita, daí, se questiona a razoabilidade para a fixação da taxa de disponibilidade da água. O que dá a entender, é a necessidade de arranjar sempre um estratagema para continuar a “sacar” o dinheiro aos consumidores, inventando uma qualquer taxa de efeito equivalente ao da tarifa do aluguer.
A esperteza “previsível” não tem limites…

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Liga de Futsal Super Viva - 4ª Jornada

Polidesportivo da Mota – Fervença
30 de Maio de 2008 assistência cerca 30/40 espectadores
A.C. R. Fervença 1 G. D. Codessoso A 9
GDC-A : Quim Zé, BóBò, Paulo Lopes, Miguel, Magalhães, Faneca, David, Fredo, Moura, Zé Beto. Treinador- Nuno Lopes.
Golos – 3 Fredo, 2 Miguel, 2 Magalhães, 1 Quim Zé, 1 auto-golo.
O GDC-A começou a partida um pouco receoso do terreno, pois o mesmo encontrava-se um pouco molhado e escorregadio, mas em pouco tempo se adaptou e aos 12 minutos da 1ª parte já vencia por 2-0, mas alguma instabilidade e nervosismo nunca tranquilizaram a equipa do GDC-A que foi sempre superior desde o 1º minuto, e foi mesmo o Fervença a reduzir antes do intervalo para a vantagem mínima, deixando tudo em aberto para o 2º tempo. Ao intervalo o treinador do GDC-A Nuno Lopes deu um grande puxão de orelhas aos seus pupilos, e no inicio da segunda parte ouve então o momento do jogo e a viragem nos acontecimentos, pois o Fervença podia empatar depois de um jogador seu ficar isolado em frente ao guarda-redes, mas Quim Zé destemido saiu-lhe aos pés e pontapeou a bola para a frente em direcção á baliza contraria obtendo um golo directo e de bandeja aumentando assim o marcador para 3-1, e a partir dai tudo foi diferente, o cansaço da equipa da casa que só tinha um suplente ainda ajudou mais ao seu descalabro, os golos começaram a aparecer de uma forma natural e calculista, O GDC-A na segunda parte foi mais equipa, tentou jogar rápido e soube explorar o contra-ataque de uma forma eficaz, o piso escorregadio não ajudou muito e foi nitidamente favorável á equipa da casa, porque se não estávamos agora a falar num resultado ainda mais avolumado. Boa prestação e comportamento exemplar dos nossos jogadores. Organização – As equipas que jogam no polidesportivo da Mota e que pertencem ao nosso grupo denotam muita falta de organização e respeito pelo adversário no que respeita por exemplo: atraso nos horários do jogos, nunca ninguém sabe das chaves das instalações desportivas, falta de agua quente, falta de higiene, os bancos de suplentes são cadeiras da pré – primária e estas situações já são reincidentes e cabe á Liga tomar medidas, por isso é que é urgente que para o ano haja equipas de 1ª e 2ª divisão. Arbitragem – exibição razoável mas as equipas também não dificultaram o seu trabalho, os árbitros continuam a deixar utilizar o contacto físico em demasia. Texto: F. Machado

Notícias de Celorico de Basto

Com sede em Celorico de Basto o Futuro Centro Olímpico de Arbitragem encontra apoio das Federações

Escrito por Henrique Gomes (H.G)
28-Mai-2008



Apresentado em sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), o projecto do Centro Olímpico de Alto Rendimento de Arbitragem Desportiva, que ficará sedeado em Celorico de Basto, foi alvo de importantes manifestações de cooperação por praticamente todas as federações desportivas nacionais. Nesse sentido, e sob a égide do organismo olímpico, foi constituída uma comissão de acompanhamento do projecto, composta por seis federações nacionais. O projecto, inovador no panorama da formação de juízes, árbitros e cronometristas de todas as modalidades, é da Câmara Municipal de Celorico de Basto, contando já com as parcerias do próprio COP e da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), que trabalham neste projecto há já dois anos. “Celorico de Basto entende, com este projecto - e porque se vive num mundo onde a arbitragem carrega alguma conotação negativa – que pode promover a criação de um centro olímpico que seja inovador, que permita melhorar as performances de árbitros e juízes desportivos, assim como os mais altos níveis de investigação da especialidade”, sublinhou Joaquim Mota e Silva, vereador do Desporto da Câmara Municipal celoricense. O autarca enfatizou, durante a apresentação do futuro centro, as parcerias já conquistadas, nomeadamente o COP, a Faculdade de Desporto portuense (representada pelo professor Pedro Sarmento), e a Delloite Consultores, que analisou a viabilidade económico-financeira do projecto. Este projecto não exclui ninguém e pretende contar com o apoio de todos”, disse Mota e Silva, dirigindo-se aos representantes federativos, acrescentando: “Todos podemos enriquecer este projecto, tanto mais que os cursos dependerão sempre do conhecimento e experiência de cada uma das federações na sua modalidade respectiva”

SMS - combustíveis

Se o "pitrol" continuar a subir

If Gas Prices Continue To Rise!!!











Give us a sense of humor, Lord, Give us the grace to see a joke, To get some humor out of life, And pass it on to other folk

- A COISA ESTÁ NEGRA MAS TODOS, TODOS NÓS PODEMOS NOS DIAS 1, 2 e 3 de JUNHO, DAR A RESPOSTA QUE ELES MERECEM !!!!!!

NÃO TE ESQUEÇAS TODOS NÓS , ÉS TU TAMBÉM.

domingo, 1 de junho de 2008

Dia mundial da criança

A celebração da infância, comemorada em todo mundo pelas crianças e com as crianças. Festeja-se anualmente a 1 de Junho. O mês de maio em homenagem a Maria mãe do menino Jesus, Junho o menino filho.
No Brasil é comemorado juntamente com o dia de Nossa Senhora. Aparecida em 12 de outubro. O Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924. Mas, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu tão certo, que desde então o dia das Crianças passou a ser comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. Só a partir dai o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Dia Universal da Criança Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece como dia Universal das Crianças por ser quando se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Fonte: Wikipédia