quinta-feira, 21 de julho de 2011

Voto de protesto

O governo decidiu em Conselho de Ministro, aumentar os preços dos transportes públicos. Esta medida apenas visa receita para combater os prejuízos anuais das empresas públicas do sector. Quem conhece o regime jurídico das empresas públicas sabe que as mesmas não visam maximizar lucros, mas apenas a satisfação das necessidades colectivas dos cidadãos, daí que os preços que praticam se cifram abaixo dos custos de produção.

Os défices destas empresas são suportados anualmente com o dinheiro dos contribuintes através do orçamento do Estado. O que parece despropositado é o aumento dos preços para combater as despesas de organização e funcionamento, e indirectamente atacar a divida pública do Estrado.

O que deveria é haver coragem politica para diminuir as despesas cortando no despesismo com a sua Administração, onde os Gabinetes são mais que muitos, sem se saber muito bem para quê. Administradores pagos a preço de ouro, de competência muito duvidosa; bastando analisar o resultado anual do exercício e ver os prejuízos avultados.
Porque não alteram o seu regime jurídico e estabelecem medidas restritivas de endividamento, como por exemplo, reduzir os membros dos Conselhos de Administração e respectivas regalias?

Para tomar estas medidas é que os Governos portugueses não têm coragem, mas tal incapacidade tem uma justificação, dá emprego aos boys da política e alimenta o clientelismo e tráfico de influências, que são os malefícios que minam a democracia portuguesa.

1 comentário:

Zé disse...

Ao que foi noticiado, o aumento de 15% foi uma exigência da troika para diminuir os custos operacionais para o estado. Como utilizador diário dos transportes públicos, e achando bastante penalizadora esta medida, prefiro ve-la do lado do estado que somos todos nós! É preferível termos o utilizador pagador, do que todos pagarmos por serviços que não usamos! Por exemplo, porque raio ha-de a gente de Celorico pagar com os seus impostos os buracos que anualmente existem na CP, se nem comboio há??