sexta-feira, 1 de julho de 2011

Crise na União Europeia


A Europa continua sem rumo, onde grassa a incompetência e tráfico de interesses económicos dos países com a economia dominante no seio da união europeia. Falta a coesão económica, social e política, no fundo o espírito de solidariedade. Os líderes europeus não governam em prol do interesse dos mais países mais desfavorecidos, mas dos grandes lóbis que se vão governando com a especulação económica. Se repararmos bem, a quem está entregue os interesses europeus, a Sarkozy da França, Itália do Berlusconi e a Alemanha da Merkel que estão a destruir a Europa. Daqui, facilmente se compreende a incapacidade destes Srs e da Comissão Europeia para resolver os problemas económicos da Grécia, Espanha, Portugal e Irlanda.

As dificuldades económicos destes países poderiam ser resolvidos se houvesse vontade destes senhores, mas tinham de mudar de estratégia e opções políticas, mas os especuladores económicos que são em maioria franceses e alemães, de quem estes líderes europeu são reféns iam perder muito dinheiro, daí não terem interesse em acabar com esta crise económica.
A Sra. Merkel apenas se tem preocupado com o Governo Grego, para que este aumente as medidas de austeridade, com aumento de impostos e cortes nas regalias sociais na função pública, daí as greves gerais.

Os especuladores que emprestam dinheiro, vão enriquecendo à custa da promiscuidade das agências internacionais de rating, que de vez enquando emitem pareceres económicos que aumentam o risco de incumprimento dos devedores e disparam os juros, como é o caso de Portugal que tem juros a vencer a 3 e a 5 anos a 12 %.

Sempre fui muito céptico relativamente à credibilidade destas agências, que não passam de especuladores técnicos e económicos que a pedido de países ou agentes económicos vão emitindo pareceres técnicos, criando instabilidade junto dos mercados internacionais dificultando aos países em crise o acesso ao financiamento para suprir dificuldades das Finanças Públicas. Alias, nos Estados Unidos foi realizado um estudo sobre a actuação destas agências e concluíram, que estas entidades têm sido responsáveis pelo aparecimento da crise mundial que teve origem na América, com o denominado surprime.

A opção para resolver o crise económica da Grécia, deveria passar pelas instituições europeias, isto é, a própria união europeia é que deveria financiar-se junto dos agentes económicos internacionais (quem empresta o dinheiro) e depois emprestava-o países que necessitassem de financiamento público, impondo-lhes geras orçamentais adicionais no cumprimento dos prazo de pagamento, isto ia impedir a especulação económica dos mercados, no que se refere ao acesso ao crédito e no pagamento dos juros de mora da amortização. Como é possível a Grécia ter empréstimos com juros de 20%!
Como é que um país nesta situação se vai recuperar economicamente?

Sem comentários: