quinta-feira, 24 de março de 2011

E a crise vai continuar!


A demissão do Governo Sócrates, deixa Portugal novamente num clima de incerteza e instabilidade, o que vem ainda agravar a situação económica do país. O cenário de novas eleições, não vai trazer nada de novo ao país, talvez a alternância democrática, uma vez que os portugueses não acreditam em milagres, vai continuar tudo igual ou seja, mais do mesmo.

É muito difícil governar num clima de “banca rota”, costuma-se dizer “na casa onde não há pão todos ralham e ninguém têm razão”.  De uma coisa temos a consciência, não vamos para melhor, não há soluções mágicas para resolver a crise do país. A forma como este governo acaba é bem elucidativa, a sede de poder da oposição (PSD), impediu que se gerasse um clima de consenso em torno do PEC 4, onde não foi apresentada uma única ideia alternativa que viabilizasse este novo pacote de medidas de austeridade que foi apresentado em Bruxelas.

A crise politica instalada em Portugal que vai conduzir a eleições antecipadas, já teve hoje reflexos nos mercados internacionais, com a subida da taxa de juros da divida pública. As restrições e apertos já vêm a caminho de Portugal. Nenhum português de bom senso pense, que foi encontrada a solução milagrosa para a resolução de todos os problemas de Portugal, nomeadamente por as contas públicas em ordem, dado que a crise está a afectar outros países por todo o mundo.

Aqueles que queriam a demissão de Sócrates porque já estão cansados de tantas medidas de ajuste, preparem-se, porque as medidas que irão ser tomadas, serão muito mais severas, esperamos que o próximo primeiro-ministro não venha a ser pior que este, que aprove medidas de despedimento na função pública, privatizações das empresas públicas, saúde e educação.

O problema é que a desgraça do país, é da responsabilidade de toda a classe política!

14 comentários:

Anónimo disse...

Em crise estamos nós há anos.. em que o que é prometido nunca é cumprido e num curto prazo de tempo o Sócrates perdeu a confiança não só dos Portugueses.
Este artigo mostra o baixar dos braços de quem o escreve. Eu tenho esperança, que com politicas mais justas, embora apertando o cinto, o país saía desta situação em que o socialismo nos colocou!

Anónimo disse...

Ou eu me engano, ou as pessoas que festejaram a saída do Sócrates ainda vão implorar para regressa numas futuras eleições. Aguardem o programa do Governo e fiquem a saber as medidas. o PSD andou todos estes anos a criticar o aumento dos impostos, mas a primeira medida tornada pública é o aumentos dos impostos (IVA), e com isto vão aumentar todos o genros alimentais, combustíveis e por ai fora...

Anónimo disse...

O PEC 4 teve o apoio da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e da Angela Merkel, e não serviu para Portugal, pois foi irresponsavelmente chumbado na Assembleia da República, alguém entende esta politiquice que por aqui paira?

Anónimo disse...

O FMI vai entrar em Portugal, agravando ainda mais as condições económicas dos portugueses...o que é vergonhoso é falar-se tanto de Portugal pelas piores razões, andamos por esse mundo fora como pedintes, o que revelam a incapacidade da classe politica portugueses que arranjar tanta trapalhada e não serem capazes de resolver a crise sem ajuda externa...

Politica suja disse...

O Governo é incompetente como alguns dizem, mas foi capaz de por as contas públicas na ordem quando a coligação Santa Lopes e Paulo Portas abandonaram o Governo há anos atrás com défice de mais de 5 % do PIB. Agora num clima da crise económica europeia e mundial, vamos aguardar o programa de governo que o PSD vai apresentar e depois falamos...

Anónimo disse...

Este interveniente da Politica Suja não pode acreditar no que diz... Santana e Paulo Portas tiveram uns meses no Governo... Durão Barroso teve 2 anos... Antes Guterres tinha posto o país em tal estado que o deixou de tanga.. lembram-se??? Até fugiu!!

Anónimo disse...

os portugueses que tanto criticam o governo, não sei o que vão dizer quando os impostos voltarem a subir, e aumentar tudo novamente!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

k venha o FMI para acabar com os taxos criados em muitos setores do estado, a começar pelas empresas municipais,onde está muita gente a "MAMAR" a troco de votos:

Anónimo disse...

Este sábado Passos Coelho admitiu a privatização parcial da Caixa Geral de Depósitos, SA, penso que os portugueses devem abrir bem os lhos para não se deixarem enganar por estes srs. Querem privatizar tudo, mas apenas o que dá lucro ao Estado, as empresas públicas que dão prejuízo ao Estado não privatizam! Porquê? Porque os sector privado não quer empresas que dão prejuízo.
É tempo dos portugueses abrirem os olhos antes que seja tarde, o PSD prepara-se para dar cabo disto tudo...para beneficiar os grandes grupos económicos é o compadrio a funcionar...

Anónimo disse...

Já vi que os problemas do país é a CGD vejam isto!!!!!

Anónimo disse...

Não vejo aqui ninguém revoltado com o resgate do BPN por exemplo.. onde a própria caixa tem enterrado dinheiro dos contribuintes. O estado deve limitar-se, a curto/médio prazo a garantir o que se pede ao estado. Saude, educação, regulação(BOA regulação) e fiscalização(BOA fiscalização) do sistema privado!

Anónimo disse...

Se o estado não resgata-se o BPN,todo o sistema bancário tinha falito.Ou será k kem tivesse dinheiro noutros bancos estava descansado sem ter algumas garantias do dinheiro estar seguro?

Anónimo disse...

o Sr Já reparou que o BPP não foi resgatado??
Ja reparou que o BPN sendo agora propriedade do estado oferece juros mais altos aos depósitos do que a cgd? então os clientes da CGD viram o seu dinheiro ser desviado para o BPN para pagar juros mais altos aos clientes do BPN!
Se a sua empresa privada gerir mal os seus dinheiros... se tiver montes de credores e falir, ninguem o vem ajudar! a unica diferença do BPN para a sua empresa é que o BPN é uma empresa maior e com mais credores!!

Anónimo disse...

Polituiquices isso é que é...