quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Recorte - comunicação social

Autoestradas grátis no país acabam a 15 de Abril

O ministro das Obras Públicas anunciou hoje, quinta-feira, que as três SCUT do Norte do país vão pagar portagens a partir de 15 de Outubro. No final da reunião do Conselho de Ministros, António Mendonça revelou que as outras SCUT começam a ter cobrança de portagens no dia 15 de Abril de 2011.

O Governo anunciou hoje, quinta-feira, que criou um sistema misto de isenções e descontos para as populações e empresas fixadas nos concelhos atravessados SCUT, com isenções nas primeiras dez utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas seguintes.

O sistema será aplicado de modo diferenciado para as SCUT Litoral Norte, Grande Porto e Costa de Prata, cujo sistema de portagem é introduzido a 15 de Outubro.

Nestas, vão beneficiar desta discriminação positiva população e empresas com residência ou sede nos concelhos em que uma parte do território fique a menos de dez quilómetros da via.

Nas restantes SCUT (Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior, Algarve), beneficiam desta discriminação positiva quando uma parte do território distanciar menos de 20 quilómetros.

No entanto, estas isenções e descontos para todas as autoestradas SCUT serão aplicadas apenas até 01 de Julho de 2012.

A partir dessa data, aplicam-se apenas nas SCUT das regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80%  da média nacional.

in jn

2 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas do norte são sempre as sacrificadas. Tanta discussão politica, tanto flop para nada, afinal as scuts vão avançar na mesma, não entendi ainda o papel da oposição a este Governo.
É sempre o cidadão comum a paga a crise ...

Anónimo disse...

Nesta país há oposição ao Governo?