quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Factos - futebol português

A Federação Portuguesa de Futebol continua sem rumo. Depois de ter arranjado um pretexto sem qualquer nexo para despedir Carlos Queiroz, alegando justa causa que no mínimo é legalmente duvidosa, continua à deriva. Gilberto Madail celebrou um contrato com o ex-seleccionar, com umas cláusulas muito estranhas que envolvem milhões e milhões em salários e prémios, que nunca foi publicamente esclarecido.

O caso seleccionador nacional, já deu origem a vários processos, com recursos pelo meio, que envolvem a Direcção, o Conselho Nacional Anti-doping, Federação e o Instituto Nacional do Desporto na pessoa de Laurentino Dias, o que significa que a “procissão ainda vai no adro”, pois ainda não se sabe o desfecho, e pode perfeitamente culminar com uma indemnização a Carlos Queiroz caso não se comprove a justa cauda para o despedimento.

Esta trapalhada tem prejudicado a própria equipa nacional; que jogo a jogo vai hipotecando o apuramento para o europeu, pois já leva dois jogos com resultados negativos para a expiração de Portugal, empatou em Guimarães com o Chipre a 3 golos e foi perder por 1 a 0 na Noruega, com selecções perfeitamente ao alcance da equipa das quinas.

A somar a tudo isto, está o facto do Presidente da Federação Gilberto Madail andar atrás de um treinador para a equipa, quando vai brevemente haver novas eleições e se foi eleito um outro Presidente, vai ter que trabalhar com um seleccionador que não foi por si escolhido. Coisa muito estranha e sem pés nem cabeça.

Terminada que está a novela José Mourinho. Coisa ridícula e que desprestigia a nossa Federação, pois não era presumível que o Real Madrid libertasse o seu treinador da equipa pago a peso de ouro para vir orientar a selecção portuguesa nos próximos dois jogos, com a agravante de nunca ter formalizado um pedido ao Presidente do clube madrileno, coisa nunca vista.

À pressa contrataram o Paulo Bento, que me parece que não é a melhor solução, porque não tem curriculum, nem carisma para seleccionador nacional, mas afirma-se publicamente que houve unanimidade na Direcção da Federação na escolha do novo treinador, vamos esperar para ver se vai ser mais um fracasso…

Sem comentários: