sábado, 30 de janeiro de 2010

Dá que pensar...

Segundo um estudo realizado na Universidade de Coimbra, pela investigadora Ana Bastos, mais de metade das estradas portuguesas tem um limite de velocidade abaixo do recomendável ou desajustada às características da via, o que leva uma tendência para os automobilistas violarem com frequência as regras de trânsito.
A reforçar esta ideia dá o exemplo, há muitas localidades onde foram colocados semáforos com limites de velocidade, que actuam de forma repressiva contra a vontade dos automobilistas, mas logo a seguir, há a tendência para estes aceleraram ainda mais os veículos, o que significa na prática, é a violação constante das regras de trânsito. Aponta contudo, várias formas de obrigar a respeitar os limites de velocidade, através da criação de rotundas, gincanas, alteração de pavimentos ou reforço da iluminação pública... Se a velocidade do carro se deve ajustar às características da via, não seria uma solução plausível aumentar a velocidade máxima permitida nas auto-estradas portuguesas? Como toda a gente sabe, os carros cada vez mais saem da fábrica com mais potência e com mais cilindrada, são as regras concorrenciais das grandes marcas de automóveis, mas perante uma boa máquina, estar a segurar o acelerador nos 120 k/h para além de estragar os carros, pode causar acidentes aos outros utilizadores da via, contribuindo decisivamente para o aumento da sinistralidade em Portugal...

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