segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ainda o sismo no Haiti

A Cruz Vermelha Internacional estima que o sismo ocorrido no Haiti, pode ter afectado cerca de três milhões de pessoas, e que os mortos podem chegar a meio milhão, uma vez que, duzentas mil pessoas ainda estão desaparecidas por baixo dos escombros. Perante esta cenário, multiplicam-se ajudas humanitárias e monetárias um pouco por todo o mundo, no sentido de dar apoio às vitimas. Nunca se viu tamanho dispositivo humanitário de apoio, com tantas equipas de salvamento a operar no terreno e todas as Organizações Não Governamentais, e pelos vistos, não têm demonstrado capacidade para dar resposta às necessidades, num pais quase destruído.
Daqui se podem tirar várias ilações, uma das quais que a natureza é soberana, não são precisas guerras para restabelecer a ordem natural, quando a natureza se manifesta, não há nada a fazer perante forças sobre-humanas.
Por outro lado, também serve para os governantes dos países mais ricos, repensar o problema de ajuda aos países mais pobres, no sentido de combater a fome e a pobreza... não esperar por trajédias para prestar opoios e solidariedade...
.

Sem comentários: