sábado, 19 de janeiro de 2008

Pontos de interesse

Ponte das Carvalhas

Ponte das Carvalhas em Codessoso, construída no início do Séc. XX, com cerca de 50 metros de comprimento em pedra sobre a tão conhecida Ribeira dos peixes, por onde passaram durante várias décadas os comboios na linha do Vale do Tâmega, entre a Livração - Arco de Baúlhe.

Em 1989 deixaram de circular os comboios, decisão muito contestada pela população de Codessoso, que perdeu na altura a única via de comunicação entre os concelhos de Celorico de Basto e Amarante. Actualmente ainda continuam a circular comboios no ramal de Amarante -Livração.


Fontenário



Fontenário da fonte nova em Codessoso, que se situa no centro da freguesia, junto à estrada nacional que liga Amarante a Celorico de Basto, sendo a água muito apreciada pelo povo da aldeia e pelas pessoas que por ali passam.


Água com um sabor muito característico, pelo aroma fresco e natural, diziam os antepassados que não havia outra como esta, inclusivamente, afirmavam ter efeitos medicinais.



Ponte do Barreirinho


Ponte do Barreirinho em Codessoso, com mais de 50 metros de comprimento, construída em pedra e apoiada em três pilares sobre o “Ribeiro do Lovadouro”.
Na altura da construção falava-se que era a maior ponte de caminho de ferro do género “construída em arco ou curva”. Esta imagem mostra a degradação decorrente do encerramento da linha do Vale do Tâmega em 1989.


Capela da Senhora do Ribeiral

Construída na freguesia de Codessoso, fala-se que em tempos “meados do Séc. XX”, neste local apareceu nossa senhora, a duas crianças que guardavam as ovelhas no monte. Esta Capela foi construída em homenagem à referida aparição. Durante alguns anos, ainda se realizaram peregrinações mensais, onde se fazia a via-sacra no caminho de terra em direcção ao cimo do monte, com início onde hoje passa a via rápida (Amarante - Celorico de Basto).
As duas crianças hoje adultas, motivadas por “visões” que afirmavam ter de levar esta mensagem ao mundo, foram sempre encaradas com algum cepticismo, especialmente, pela igreja que sempre ignorou este acontecimento.

Sem comentários: