sábado, 19 de janeiro de 2008

Freguesia de Codessoso

Igreja matriz de codessoso


Igreja de Santo André - Codessoso, foi construída e edificada pela população local, era na altura pároco desta freguesia o Reverendo Padre Alcídio José Marinho, tendo a mesma demorado cerca de 5/06 anos até ser totalmente construída. Inaugurada a 08 de Dezembro de 1957, fez já meio século de existência embora pareca mais velha. A pedra da construção foi extraída das pedreiras da freguesia.

A igreja pelo seu modelo arquitectónico e características singulares dão aspecto de ser um monumento já com alguns séculos de existência. Esta pedra ainda hoje é bastante procurada e apreciada, na altura foi extraída do local onde foi construída a igreja e da pedreira da ribeira, moldada pelos pedreiros da terra e colocada pedra por pedra até á conclusão final, fazendo deste local de culto uma Igreja original, com as suas duas torres de cerca de 18 metros de altura, tendo numa das torres umas escadas interiores e no topo 3 sinos que assinalam o passar do tempo com as suas badaladas. A residência paroquial anexa á Igreja, foi construída passado 2 anos, seria este o local onde viveu mais de 40 anos o Reverendo Padre Alcídio José Marinho, e onde viria também morrer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bonita a nossa Igreja que mais parece um Mosteito, e foi construida com o suor dos nossos antepassados...O Estado não deu um tusto.
um bem haja aos nossos ascendentes eles são o exemplo da raça do povo de Codessoso....