sábado, 19 de janeiro de 2008

Adivinhas

QUAL É A COISA, QUAL É ELA? É com satisfação que damos a conhecer ao estimado leitor esta rubrica. Pretendemos colocar à prova a sua capacidade de raciocínio e também estabelecer um agradável e divertido convívio. Pretendemos proporcional ao leitor um auto teste sobre a sua própria perspicácia e testar também a sagacidade dos seus amigos.
Regularmente daremos as respostas às adivinhas.
Colabore, enviando as suas respostas… 1ª Qual é a coisa, Qual é ela, Teve chavelhos E não tem chavelhos, Teve ossos E não tem ossos; Teve carne E não tem carne; Teve pés E não tem pés; Teve focinho E não tem focinho; Teve orelhas E não tem orelhas; Teve nariz E não tem nariz; E tem um olho só por onde chora; e adivinha esta agora. 2ª Qual é a palavra Que é nome de homem, De uma flor E de uma pedra preciosa? 3ª Penha por baixo, Penha por cima, Cavaca no meio, Chova que não chova, Sempre está molhada. 4ª Nos altos montes habito Do céu trago o meu candor, Sem estrondos cubro a terra, Toda a deixo duma cor. Bem vária em minha figura, Conforme me agita o vento, Finjo às vezes estrelinhas, Outras flores represento. Do grã monarca das luzes, Tanto sou enamorada, Que quando o vejo ou o sinto, Fico toda liquidada 5ª Sou tísica de nascença. Mas roio quanto me dão, E por falta de cosimento Lanço o que roio no chão, Vivo bastante oprimida, Assim mesmo a trabalhar, Mas começando a coser, Logo me ponho a roncar. Muitos de mim se servem Para conseguir seu fim, Não tenho nada de santa, Ajoelham junto de mim. 6ª Verde foi meu nascimento, Azul minha mocidade, Amarelo meu acabamento E foi tal a dignidade Que acabei no Santíssimo Sacramento O que é? 7ª Teve um filho Maria Penacho, Nem morto nem vivo Nem fêmea nem macho. 8ª Qual é a coisa, Qual é ela, Que é macho E dá fêmeas? 9ª Tem cu e não caga, Asas e não voa, Boca e não fala. 10ª Redondinho redondão, Abre e fecha Sem cordão. O que é?
***
Soluções: 1ª a borracha para o vinho, 2ª jacinto, 3ª boca, 4ª neve, 5ª serra, 6ª linho, 7ª ovo, 8ª castanheiro, 9ª cesto e 10ª rabo

Sem comentários: