sábado, 19 de janeiro de 2008

Personalidades

Neste capítulo iremos abordar personalidades que influenciaram o nosso mundo, tenham elas sido generais, cientistas ou inventores, estrelas de cinema ou desportistas. Figuras que pelos seus feitos e legados deixados à humanidade são merecedores desta notoriedade.


Padre Alcídio José Marinho


Breve traços biográficos

O P. José Alcídio José Marinho nasceu no lugar do Castelo, paróquia de Arnóia, Celorico de Basto, a 11 de Outubro de 1915.
Faleceu em Codessoso a 7 de Fevereiro de 2001.
A 13 de Outubro de 1928 entrou no Seminário Beneditino de Singeverga.
Foi ordenado sacerdote em 8 de Janeiro de 1939.
Até 10 de Janeiro de 1940 esteve como professor em Singeverga, S. Tirso.
Nesta data parte como missionário para Angola, precisamente para missões de Moxico, Vila Teixeira de Sousa e Cazombo no distrito de Bié.
Passado perigo de vida, devido a doenças tropicais, ainda convalescente, regressou à Metrópole para restabelecer.
Enquanto ia melhorando das sequelas deixadas pela doença ia prestando serviço quer em Cedofeita, paróquia da cidade do Porto, quer em Arnóia, sua terra natal.
Nestas duas terras se fizeram sentir pressões para aí residir, naturalmente com acordo dos superiores religiosas e os Bispos em causa.
O Reitor de então, de Arnóia, Rever. Padre António Ramos conseguiu a sua nomeação como seu coadjutor e pároco de Codessoso.
Em 8 de Novembro de 1942, entrou em Codessoso, como pároco, onde se manteve até hoje, e permanecerá, dormindo o sono dos juntos, aguardando o dia da Ressurreição.
Como premunição, um dia em que viera, antes de ir para Angola, substituir o Reitor de Arnóia afirmou a pessoas que lamentava a igreja estar muito descentrada, que, quando regressasse, se havia de construir uma igreja, precisamente no local onde, de facto, foi construída bem como a residência paroquial.
Dificuldades não faltaram ao ilustre finado como é fácil de ver pela grandiosidade da obra deixada em paróquia pequena e em época tão má como foram os anos a seguir ao fim da grande guerra de 1939-1945.
É certo que teve auxílio e colaboração, não das entidades oficiais, mas também forte contestação de quem, incapaz de sonhar, e não foram poucos, achavam tudo isto como obra megalómana, muito superior para as possibilidades da terra.
O sonho do P. Alcídio materializado nestas obras, atestará para sempre a sua dedicação a esta terra.
Curvemo-nos perante a sua memória, pois, entre os maiores desta terra, ele aí tem o seu lugar, por mérito próprio.
E perpetuemo-la para sempre num busto de bronze!

A Comissão promotora da homenagem:

· Artur Leite Machado
· Isaías Alberto Machado Monteiro
· Joaquim Augusto Machado Moreira
· Joaquim Alberto Vaz da Cunha

Nota: Texto elaborado pela Comissão promotora da homenagem do 1º ano do falecimento do Padre Alcídio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que foi uma boa iniciativa, incluir o Padre Alcídio Marinho no elenco das ilustres personalidades. As pessoas de Codessoso deverão para sempre, prestar tributo a uma pessoa que dedicou toda a sua vida à freguesia. Poderá ter sido para alguns uma figura controversa e irreverente, mas deus que é deus não agradou a todos. Quer queiramos quer não, a freguesia de Codessoso fica inevitavelmente marcada pela passagem deste pároco, pois deixou um legado à freguesia que foi a construção da Igreja matriz e residência paroquial. Em termos pessoais, era uma pessoa de trato fácil e de muito conhecimento e influência, que a usava, muitas vezes para atender a muitos pedidos que lhes faziam as pessoas. É pois, justa a homenagem que o codessoso on-line aqui lhe presta.

Anónimo disse...

Ai está uma das personagens mais celebres e influêntes do século XX em Codessoso.Muito dinâmico e com muitos conhecimentos e influências a nivel politico, ajudou muitas pessoas da terra que o procuravam quando precisavam e o mesmo nunca dizia que não,ainda mais caricato é que aqueles que mais ajudou e que se faziam seus amigos foram os que mais o criticaram,porque também sabiam que era a unica maneira de tentar ter algum protagonismo, mas nunca o conseguiram.
O Reverendo Padre Alcidio tinha os seus defeitos como toda a gente os tem, mas era uma pessoa com uma personalidade forte e um homem do povo e o povo estava com ele embora na minha opinião nos ultimos anos de vida quando estava mais debelitado alguns que se diziam amigos desapareceram, é pena e de lamentar que algumas homenagens que lhe fizeram depois de morto, não tivesse sido feitas em vida.
Que saudades...ai que falta faz agora o Padre Alcidio....