sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eleições legislativas de 2011


Hoje termina a campanha eleitoral para as eleições legislativas de próximo 5 de Junho. A vitória mais que anunciada do PSD representa uma viragem do eleitorado à direita que não é mais, que um voto de protesto dos 6 anos de governação socialista, o que significa que a mudança de politicas baseia-se mais na condenação da governação anterior que propriamente na expectativa de melhoria do estado das coisas. 

Esta campanha foi um vazio de ideias, centrou-se na discussão da taxa social única, taxa intermédia do IVA e apelos à maioria absoluta, o que poderá indiciar mais uma taxa elevada de abstenção. Foi uma campanha do medo e perplexidades.

Os partidos perderam muito tempo a falar para dentro, em vez de se dirigirem aos portugueses que vivem momentos de incerteza, sem expectativas no futuro, onde reina o desemprego e fracas condições de vida.

Uma das causas que mina a democracia, é o compadrio, clientelismos, tráfico de influências, corrupção e promiscuidade entre determinados agentes económicos e a política, mas nem uma palavra sobre esta matéria.

Os partidos esconderem aos portugueses, as verdadeiras medidas de austeridade que se avizinham, quais as reais consequências do memorando imposto pela troika, como é que vão fundir ou eliminar freguesias e concelhos, tal como consta do documento, como vão ser processadas as privatizações de empresas públicas, a reavaliação ou eliminação de institutos públicos e fundações, como referem para eliminar as “gorduras do estado”. Explicar aos portugueses, quanto vai custar aos contribuintes a privatização da prestação de bens e serviços essenciais, como a educação e saúde. 

Estas medidas não vão atirar com mais gente para o desemprego?

Sem comentários: