sexta-feira, 1 de abril de 2011

Recorte - comunicação social

FIFA e UEFA suspendem federação bósnia por inadequação dos estatutos às normas dos dois organismos

11h34m

A Federação de Futebol da Bósnia-Herzegovina (FFBH) foi, sexta-feira, suspensa por FIFA e UEFA por ainda não ter adequado os estatutos às normas dos dois organismos, anunciaram as duas entidades em comunicado conjunto. 

"O Comité Executivo da FIFA (a 28 de Outubro de 2010) e da UEFA (a 04 de Outubro de 2010) solicitaram à FFBH que adoptasse os estatutos de acordo com as normas da FIFA e da UEFA até 31 de Março de 2011, caso contrário a FFBH seria suspensa automaticamente", explica o comunicado dos dois organismos.
A mesma missiva conjunta refere que na última Assembleia-Geral da FFBH, realizada terça-feira, apenas 22 dos 54 delegados marcaram presença na reunião magna, pelo que não foi possível obter o quórum necessário para adequar os novos estatutos.
"Todas as equipas e clubes representativos da FFBH não poderão disputar qualquer prova internacional a partir de 1 de Abril até todos os problemas mencionados serem resolvidos. A FIFA e a UEFA lamentam ter tomado esta decisão e reunirão brevemente para discutir os próximos passos e tentar recuperar a FFBH à família do futebol o mais depressa possível", conclui o mesmo comunicado.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vive, no momento, uma situação semelhante, continuando por adequar os estatutos ao novo regime jurídico das federações desportivas, tal como FIFA e UEFA também aconselham.

A Assembleia-Geral de 19 de Março aprovou os novos estatutos na generalidade, mas chumbou três artigos na especialidade, estando agendada para sábado a continuação desta reunião magna.

in JN

Sem comentários: