quinta-feira, 21 de abril de 2011

Inauguração - Centro Social de Codessoso


Celorico de Basto inaugurou mais uma infra-estrutura social



Celorico de Basto inaugurou no dia 19 de Abril, o Centro Social de Codessoso, uma infra-estrutura social que vai funcionar com várias valências, que resulta de um investimento de cerca de 1 milhão e 300 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, descreveu esta obra como mais um complemento ao progresso social do concelho. “ É uma infra-estrutura social que marca o desenvolvimento concertado de um concelho que procura actuar em favor das necessidades existentes”.

O autarca menciona que esta é mais uma obra que segue a linha de desenvolvimento proposto pela autarquia em prol da população. “Trabalhamos todos os dias para o bem-estar dos munícipes, para os podermos seguir e ajudar, por isso temos adoptado uma linha de desenvolvimento que abrange toda a população”. E, é neste sentido e “no âmbito das políticas nacionais que tem sido possível criar mecanismos que apoiem as famílias.

As palavras do presidente da autarquia foram mote para a Ministra tecer largos elogios à forma como a solidariedade social tem sido valorizada pelo concelho com destaque para o edil pela forma “carinhosa” como trata esta área da sociedade. “Tenho que felicitar e agradecer a esta autarquia o esforço feito, ao longo de seis anos, para a criação desta infra-estrutura social”.

Helena André finalizou a sua intervenção agradecendo à autarquia pelo trabalho que tem feito no sentido de minimizar as dificuldades da população. “ Obrigada pelo contributo que tem sido feito pelo poder local para a criação de equipamentos sociais. É notório o empenho do poder local para colmatar as necessidades da população, porque nos dias que correm, num país cada vez mais envelhecido, é necessário dar respostas objectivas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos idosos e, em simultâneo, fomentar o emprego e isso é o que tem sido feito em Celorico de Basto”, finalizou a Ministra.


O presidente da Junta de Freguesia de Codessoso, Manuel Pinheiro, também agradeceu ao presidente da Câmara a “total dedicação” para a concretização da obra.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, com o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, com a directora da Segurança Social do Distrito de Braga, Dra. Maria do Carmo Antunes, com o Governador Civil do distrito de Braga, entre outras individualidades, das quais se destacam os representantes de algumas empresas que têm ligação à freguesia de Codessoso (Mota Engil, Resinorte, Portucel, EDP).

Importa referir que o Centro Social de Codessoso é uma obra da Associação de Solidariedade Social de Santo André que teve o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades e insere-se num plano activo da autarquia que visa criar infra-estruturas sociais que limem algumas arestas sociais do concelho.

Este equipamento, localizado num terreno adquirido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, anexo à Igreja Paroquial com 3396 m2, vai dispor de uma série de serviços em benefício da população, com apoio domiciliário para 25 utentes, lar de idosos que abrangem 20 utentes, e ainda está preparada para centro de dia para 30 utentes com espaço multiusos para actividades recreativas.

In jornal a verdade

Sem comentários: