quinta-feira, 21 de abril de 2011

Radioactividade

Os nipónicos continuam lentamente a recuperar do cataclismo que assolou a país. A destruição do tsunami não poupou ninguém, destruiu todo que lhe apareceu pela frente, criou enormes problemas à económica nacional, mas o Japão está gradualmente a responder à crise que se instalou e a recuperar. A situação mais difícil de superar está a ser o problema em estabilizar os níveis de refrigeração dos reactores nucleares que estão a libertar radioactividade que já levou à evacuação da população local, num raio de dezenas de kms. 

Esta situação, vem relançar a problemática do sistema de segurança das centrais nucleares de produção energética um pouco por todo o mundo. Na Europa, os Governos da França e a Alemanha já se pronunciaram, reforçando a ideia que é necessário rever o sistema de segurança destas centrais nucleares para evitar os problemas que estão a surgir no Japão.

Há muitos defensores desta forma alternativa de produção de energia, por ser mais vantajosa do ponto de vista económico e mais benéfica ao ambiente, mas representa graves riscos para a saúde pública das pessoas, caso não sejam cumpridas as regras de segurança.

A problemática da segurança está a ser posta em causa no Japão!


Sem comentários: