segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Para onde caminha o PSD...

O Partido Social Democráta, é o partido português com mais militantes, com mais recursos financeiros provenientes do pagamento das quotas e outros financiamentos. Não se situa à direita, nem à esquerda, agrega em si um conjunto muito grande de notáveis militantes, com sensibilidades politicas muito diferentes, onde é visível inúmeros grupos ou facções de interesses instalados, o que leva o partido a ter muitas dificuldades em reunir consensos. Nos últimos oito anos já conheceu seis líderes, alguns dos quais, não acabaram o seu mandato, porque há sempre vozes discordantes das orientações da direcção, foi assim com Filipe Menezes. Dentro do partido são conhecidas várias correntes, cujas facções todos nós conhecemos, "cavaquitas", "barrosistas", "santanista". O partido continua a ser minado interiormente, e não se vislumbram soluções imediatas. Esta situação, é muito má para a democracia portuguesa, pois o maior partido da oposição não é capaz de se assumir como uma verdadeira alternativa ao Governo, porque não está unido. A eleição de Manuela Ferreira Leite, não foi a solução esperada, pois não foi capaz de unir o partido, nem os portugueses. Apesar das criticas e manifestações contra o Governo de José Sócrates, o PSD perdeu as eleições autárquicas, uma vez que, perdeu mais Câmaras que o PS, e voltou a ser derrotado nas eleições legislativas, perdendo uma grande oportunidade de reconquistar o poder, mesmo perante um Governo socialista fragilizado, com os inúmeros problemas, nomeadamente, as contestações dos professores. A derrota nas legislativas vai ter como consequência directa a escolha de um novo líder, perfilando-se para já Passos Coelho, candidato derrotado pela Manuela F. Leite. Este candidato tem o apoio das bases, mas não gera consenso junto do aparelho do partido. O PSD liderado pela Manuela F. Leite, tornou-se num partido demasiado conservador, sem ideias, sem respostas, sem projectos que possa apresentar aos eleitores, tal como recentemente se referiu publicamente Pinto Balsemão. Mas afinal, para onde caminha o PSD?

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas em Celorico de Basto está em alta! Então em Codessoso nem se fala!! Resultado 4º concelho mais pobre de Portugal. Por isso vale a pena continuar a votar P.S.D. em Celorico!!!

Anónimo disse...

E desde quando fomos ricos? mas ainda á pouco diziam que eramos os mais pobres...

AgenteAlves disse...

Não precisamos recuar muitos anos para verificar que o PS viveu em tempos um período igualmente difícil que acabou aquando a dissolução do governo PSD/CDS-PP.
Se bem se lembram, Ferro Rodrigues era contestado por mil e um militantes do seu partido e assim que Sócrates foi eleito deu-se aquela que foi a maior jogada politica no país que abriu um precedente preocupante - um governo maioritário ser dissolvido pelo Presidente da Republica.
É natural a preocupação dos militantes e também de muitos cidadãos com esta situação pois nada beneficia a democracia!
Apenas depois das eleições previstas é que se poderá ter alguma estabilidade num partido, que sendo "de massas", toda a gente quer liderar para chegar ao poder!

F. Machado disse...

Quer o amigo amigo Alves junior, dizer que o ex Presidente da Republica Drº Jorge Sampaio é que é o culpado da actual crise do P.S.D.? Não estou nada de acordo com essa opinião! Para mim que sou um zero nisto, o culpado foi o Drº Durão Barroso que a troco de mais uns trocos trocou o país pela presidência da comissão europeia!ora como os Portugueses ainda sabem o querem (alguns)votam naqueles que lhe dão mais garantias de estabilidade.Não acha amigo Alves.
Um abraço.

AgenteAlves disse...

Eu nao disse que o Ex Presidente é o culpado da crise no PSD, mas sim do fraco valor da democracia que temos!
O sr Durão Barroso fez o que provavelmente 90% das pessoas faria.. foi ocupar um lugar de prestigio para o qual o convidaram. e como portugues acho que nos devemos orgulhar por tal! Ao menos não fugiu com o rabo a seringa como o Eng Guterres.
Eu espero pelas eleições e visto que o Professor Marcelo não avança, acho que o melhor posicionado será mesmo o Passos Coelho, até porque não está visivelmente agarrado a uma facçao de valores economicos como a maioria dos politicos que temos!

Atento disse...

Não concordo consigo amigo Alves, António Guterres não fugiu, fez duas alterações na equipa de Ministros que o acompanhavam que se revelaram um fracasso, e atento o facto de ter como objectivo principal o interesse público, pediu a demissão para forçar novas eleições, isto é, devolveu a decisão novamente aos portugueses a fim destes se pronunciarem ou escolherem querendo uma alternativa, como foi o caso de Durão Barroso.

Muito pior fez Santana Lopes, quando assumiu o cargo de Primeiro Ministro, na sequência da ida de Durão Barroso para Bruxelas. Na altura questionou-se a legitimidade democrática de PSL, isto é, se os portugueses votam no partido ou elegem a pessoa (Durão Barroso?
Como PSL era o nº 2 do partido, e contra a vontade da oposição na Assembleia da República que exigia novas eleições, o Presidente da República Jorge Sampaio, indigitou para Primeiro Ministro a Pedro Santana Lopes.
Mas, revelou um fracasso, pois dizia uma coisa da parte de manhã e à tarde desmentia ou era desmentido pela equipa do Governo, foi uma autentica balburdia.
E andamos vários anos a pagar essa factura (a apertar o cinto) pois o défice disparou para 5/6 % do PIB, violando desde logo os critérios de convergência orçamental e disciplina das Finanças Públicas impostas pelo Bruxelas.
Levamos com a instauração de um processo da Comissão Europeia por violação do pacto de estabilidade, cujo limite é os 3% do défice das Finanças Públicas.
Perante estes problemas, Jorge Sampaio, não teve outra alternativa senão, usar os seus poderes constitucionais e demitir o Governo de PSN e convocar novas eleições.

Só pecou por tardia a sua decisão...

AgenteAlves disse...

Se olhar para o que temos agora.. Temos um PM sobre suspeita num monte de processos... ministros das obras publicas do tipo "alcochete jamé" e afins e um défice do topo deveria o PR também demitir um governo maioritario ou nao??
O PR Jorge Sampaio deu 4 meses para Socrates iniciar-se nas andanças e quando viu que a coisa estava ganha demitiu um governo!
Não foi em 4 meses que santana colocou o pais em saco roto. ou se acha isso diga-me uma medida que tenha tomado e que tenha contribuido para tal.
Eu tinha concordado com novas eleiçoes se tivessem sido convocadas quando Durao anunciou a saida. 4 meses depois acho que foi ridiculo e ainda pagamos por isso!
Se reparar o defice nunca mais baixou.
Antonio Guterres demitiu-se depois da maior derrota do PS numas eleiçoes autarquicas e não por causa dos ministros fracasssados, senao o Eng Socrates também ja se tinha "posto ao fresco".
Apertar o cinto andamos nós ainda com o aumento permanente de impostos e no defice em nada se traduz.

F. Machado disse...

Como sabe amigo Alves junior o povo é que deside e não perdoa quem os atraiçoa. Foi assim no Porto,com Fernando Gomes quando ganhou a câmara e depois abandonou para ir para o parlamento europeu, quando quiz regressar foi derrotado! E o mesmo se passou com Pedro Santana Lopes na câmara de Lisboa e o P.S.D. no governo, o povo escolheu Durão Barroso e o P.S.D. para governar. Preferiram a comissão europeia, agora andam às cabeçadas uns com os outros a tentarem arranjar um lider credivel só que o povo já não confia nesse partido para governar. Temos pena!!!
Um abraço.

AgenteAlves disse...

O sr F. Machado acaba por ter alguma razão relativamente as traições... mas o estado do pais é muito mau e não podemos esquecer que nos ultimos 14 anos o PSD so governou 3 sendo que desses o Santana governou 4 meses.
Acho que é preciso ter consciencia do que realmente tem sido o desgoverno destes ultimos anos.
Abraço