quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fórum - eleições autarquicas de 2009

No próximo dia 11 de Outubro realizam-se as eleições autárquicas, onde os eleitores vão ser chamados a escolher os candidatos às Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e respectivas Assembleias. Estas eleições costumam ser muito personalizadas, porque os eleitores conhecem bem as pessoas que integram as listas, motivo pelo qual, poderão fazer a melhor opção na escolha dos seus candidatos.
O direito ao voto, para além de ser um dever cívico, exercido de forma pessoal e secreta, é um acto de grande responsabilidade democrática, onde os eleitores deverão ser criteriosos e escolher o melhor candidato, segundo os suas convicções, politicas e sociais, nos quais possam depositar maior confiança na resolução dos problemas locais.
Aos eleitos se pede uma palavra, que sejam merecedores dessa confiança e que a sua actuação se traduza num profundo empenhamento pela procura de soluções para resolver os problemas concretos dos municipes, abertos sempre à intervenção das populações, aquem devem prestar contas do trabalho realizado e das opções tomadas, os quais se devem pautar por critérios de justiça e igualdade no funcionamento do Poder Local.
Os candidatos dos principais partidos, são conhecidos de todos os eleitores:
Celorico de Basto
CDU Câmara Municipal – Luís Heitor Marinho - Assembleia Municipal – Domingos Mendes.
PSD Câmara Municipal - Joaquim Mota e Silva - Assembleia Municipal – António Marinho Gomes.
PS Câmara Municipal – Manuel Lopes Machado - Assembleia Municipal – António Joaquim Bastos.
CDS Câmara Municipal – João Pulido - Assembleia Municipal – Castro Leal.
.
. Codessoso
Junta de freguesia
PSD Manuel Pinheiro
PS Helena Maria Duarte
.
. Qual é o seu candidato preferido e as grandes preocupações e/ou projectos para o município de Celorico de Basto e freguesia de Codessoso?
Quem acha que vai ganhar as eleições em Celorico de Basto e Codessoso?

24 comentários:

Vitórias da Humildade disse...

Os vencedores quer em Codessoso ou em Celorico já são certezas e com a maioria absoluta, Joaquim Mota e Silva deve ampliar a vantagem de á 4 anos e muito deve agradecer á oposição que conseguiu passar a imagem de ataque ao candidato e não de ataque á vitória, isto normalmente funciona a favor de quem é a vitima...
Em Codessoso Fernando Pinheiro deve cilindrar ainda mais a oposição, que apareceu tarde e com uma equipa mediocre e que não pensa por cabeça propria...

Anónimo disse...

É o titeriteiro, dizem!!!

Apoiante disse...

Pelo que se tem visto a vitória do Fernando Pinheiro em Codessoso, ainda não é um dado adquirido...

Vale o quê? disse...

O que é que se tem visto!! eu sou um eleitor e ainda não vi um projecto e uma aproximação da população para os convencer que o PS é alternativa, o que me parece é que os elementos da lista têm vergonha, parecem desacreditados, nada fizeram já não digo para ganhar, mas pelo menos para subir a votação de á 4 anos, mas isso não vai acontecer e só falta saber se o pinheiro vai aos 80% ou se fica por os 70 e picos...
Quem acredita que o PS pode ganhar tem que estar muito ceguinho e depois saem com a cabeça no chão porque não sabem enfrentar o povo...

Morador em Codessoso disse...

Está na hora de mudarmos de rumo, com a vitoria do PS na Cãmara Municipal de Junta de Freguesia, é benéfica para a democracia portuguesa, o eleitor poder alterar o seu sentido de voto.

Anónimo disse...

Será esta a unica coisa que o PS irá ganhar... "Cãmara Municipal de Junta de Freguesia"! Leiam bem.

Anónimo disse...

É benefico que haja alternativas, mas mudar para um Partido de gente que parou no tempo, que não se enquadram nem com os mais novos, nem com os mais velhos, alguns nem moram na freguesia, outros nunca fizeram caridade com a familia e agora querem fazer com pessoas que desconhecem? ideias dizem que têm mas só sabem falar de obras que dizem mal feitas e atacam a actual junta de incapacidade...tudo bem...mas é só isto que têm para dizer? sejam mais originais se não vão sair com a cabeça no chão.

joão ratão disse...

Utilizando a linha do pensamento da mensagem inicial, que utiliza palavras caras, fazendo lembrar o falecido padre quando fazia os apelos ao voto num determinado partido indirectamente, Pergunto: quem organizou e pagou o Dance Festival de Codessoso?

invejoso disse...

O este para fora durante este tempo tudo?
É que essa questão já foi esclarecida neste espaço, se for sócio do clube vá às Assembleias que questione os Dirigentes do Clube que certamente ficará bem esclarecido.
No mais, se quiser discutir ideias apresentias que eu e os meus colegas que visitam este estaço estarão aqui para lhe reconhecer o mérito.

Sombra disse...

nos cartazes tinha lá quem partocinou e quem organizou mas se quiser continuar a perguntar a ninguém " quem organizou e pagou o Dance Festival de Codessoso? isto até começa a soar a repetitivo e doentio...

b................. disse...

Se chamas palavras caras ao Português, e estás praticamente dizendo que não percebes nada do que está escrito e depois fazes uma comparação com o Padre Alcídio e o apelo ao voto...que grande confusão que vai na tua cabeça, tens que organizar as ideias e lêr o texto mais vezes para compreender, se não conseguires chama quem saiba traduzir o que está escrito.

joão ratão disse...

Não vos enervais tantas respostas para dizer o mesmo, a resposta é simples Câmara Municipal, o seja psd.

Anónimo disse...

É só massa bruta....

Alerta disse...

Realmente faltam muitas ideias aos candidatos á junta de freguesia, uns andam preocupados com a aplicação ou contas das junta, outros com os caminhos e passeios na estrada, que ingenuidade!...
Porque não falam de questões que interessam ao povo de Codessoso.
Quando é que fazem protocolos com as instutuíções de saúde, para que uma equipa de enfermeiros, passe em Codessoso, para dar apoio aos idosos, como por ex. medir a tensão arterial, e outros cuidados mínimos de saúde?
São estas questões que interessam ao povo, não é lavar roupa suja...

informar bem. disse...

Eu queria informar o Srº "Alerta" que passa todos os meses uma unidade movel do Municipio, por Codessoso para efectuar a medição da tensão arterial,diabetes e até dar vacinações gratuitas.
Queria ainda informar que duas vezes por semana os idosos têm actividades lúdicas e de ginástica para o seu bem estar fisico e psiquico, isto tudo administrado por monirores do municipio...
O que está mal tem que se dizer que está mal sem duvida, mas é de enaltecer o trabalho do municipio em relação aos idosos que tem sido meritório e que lhes proporciona melhor qualidade de vida, comparem com outros concelhos e vão ver que até nos mais desenvolvidos não há nada disto.

Eleitor atento disse...

Dou os meus parabéns pela forma como o PS tem divulgado o seu projecto,mas para uma decisão consciente falta conhecer os elementos da Lista Independente ou lista PSD e quais os seus projectos para o próximo mandato.

Anónimo disse...

esta na hora de mudar.
espero que o povo de codessoso vote na mudanca.

Anónimo disse...

quando o senhor persidente se candidatou a primeira vez para a junta de freguesia candidatou se como independente.
depois arranjou panela com o tininho e traiu o povo de terra com o caso do aterro.
esta na hora de abir os olhos esses senhores nao merecem sao uns mamoes.

Anónimo disse...

Pois é.. mas o homem continua independente embora apoiado pelo PSD... e tem obra feita, e não quer ficar por aqui!! Fernando Pinheiro vai em frente, vais ter o voto de muita gente.. ;)

Anónimo disse...

Mudar para melhor tudo bem, agora mudar para pior e pôr lá gente que anda manipulada por odios antigos, domingo Codessoso vai dizer mais uma vez dizer o que é que o povo quer, se a sinceridade e honestidade ou a demagogia e falta de humildade.

AgenteAlves disse...

Este ultimo anónimo parece que consultou o meu blog!
Convido todos a ler - http://oqueijo.blogspot.com/

Cumprimentos

Anónimo disse...

Como todos imaginamos a probabidade de vitoria do PSD à Camara é evidente, mas não pelo mérito dos trabalhos que foram desenvolvidos mas sim pela dependência que o PSD criou neste Concelho.Infelizmente nada mudou em Celorico ao longo dos anos, desenvolvimento??(falam eles...) que desenvolvimento?fachadas bonitas? ringues da bola? piscinas? parques?jardins? e emprego? Pois realmente as Politicas estão correctas, como não há emprego em Celorico as pessoas têm de se destrair...Continuando, a Câmara até se preocupa em dar emprego a uns e a outros em trocas de certos favores, ou não seria ela a maior entidade empregadora do Concelho. Isto é que é desenvolvimento, andamos nós a descontar para pagar salários a estes Senhores. Mas temos de dar mérito ao nosso Novo candidato, sim aquele das peles, o quimzinho, porque digam o que disser o Homem é trabalhador, como podemos analizar pelos cargos por ele desempenhados, o homem faz tudo, o certo é que mais de metade das pessoas deste concelho trabalha um ano para ganhar o que este senhor ganha num mês. Abram os olhos, não deixem que o PSD continue a fazer o que lhe apetece. Nós precisamos de alguém que traga crescimento económico para a nossa terra, que consiga atrair empresas para o nosso concelho, para criar emprego. Só com trabalho é que se consegue desenvolver a economia. Somos pobres mas temos a oportunidade de deixar a pobreza de espirito, e optar por uma nova força politica seja ela qual for..ps, cdu etc... o que importa é mudar.
Quanto a Codessoso, a minha terra, também acho que está na altura de mudar, nunca se deve deixar a mesma pessoa no poder muito tempo pois cria muitos vicios e a realidade é só uma a independência do Pinheiro acabou no dia em que se aliou ao SR. Albertino. Eu sou contra a Politica, para mim sao todos ladroes, mas a melhor jogada politica é nao encher os bolsos sempre aos mesmos...por isso ja sabem PS para a junta e para a camara qualquer um menos o PSD....

Anónimo disse...

Este ultimo comentário personaliza bem o caracter de algumas pessoas, Votem em qualquer um, todos menos o PSD e mais adiante diz Votem PS para a Junta.
Eu pergunto a este ultimo senhor(a), então não é o PS que está a governar o País? não foi o engenheiro Socrates que prometeu 200 postos de trabalho? tirou algumas regalias á população, aumentou os impostos, legalizou o aborto e em contrapartida dá um subsídio ás mulheres para terem filhos, fechou Maternidades e escolas, está a centralizar todos os serviços para que um habitante no Concelho de Celorico; tenha que ir ter os seus filhos a Guimarães, tenha que ir para a escola primária de manhã e vir á noite,etc, etc.
Celorico acompanha o País,ainda por cima é um concelho do interior e se não se cria emprego em lado nenhum como é que pedem isso á Autarquia? antes pelo contrário só se vêm fábricas a fechar e empresas falidas, foi este o emprego que o Socrates prometeu?
Quando fala que não devem lá estár sempre os mesmos devia seguir esse racicionio em relação ao governo, mas já percebi que é mais um que só vê uma côr....

Anónimo disse...

200.000 postos de trabalho digo.