terça-feira, 1 de setembro de 2009

Artigo de opinião - falta de rede de telemóveis

Foi público que o operador de telecomunicações móveis – TMN – por intermédio de uma empresa de engenharia responsável pela construção e instalação de todo o equipamento, negociou com o Presidente do Grupo Desportivo de Codessoso a cedência de um espaço para a instalação de uma Antena junto da Campo 4 de Maio em Codessoso, como forma de melhorar a cobertura de rede para os telemóveis e internet.
Segundo informação que circulou em Codessoso, o contrato tinha duração de 10 anos, e iria melhorar a cobertura de rede na nossa freguesia e, freguesias limítrofes até ao concelho de Amarante. O contrato foi celebrado e aceite nos seus precisos termos, faltando apenas a sua formalização por escrito.
Contudo, o contrato frustrou-se na sequência de uma reunião que a referida empresa de engenharia teve na Câmara Municipal de Celorico de Basto, onde, lhe foi proposto um outro local (Moreira/Fervença) para a instalação da referida Antena, tendo a TMN desistido do negócio. Desconhece-se qual o objectivo do desvio da localização da instalação da Antena, se foi por motivos económicos (alguém que lhe interessava uma antena no seu terreno, para receber a respectiva renda), se foi por motivos técnicos, isto é, melhor localização para fazer uma maior cobertura territorial da zona.
Ao que se sabe, a Antena já foi instalada na referida localidade, mas Codessoso continua na mesma, isto é, com grandes falhas na cobertura de rede, quer nos telemóveis, quer na internet móvel, o que origina é o facto da maioria das pessoas que visitam Codessoso estarem sempre incontactáveis (ex. Parque de Fiães e Piscinas e grande parte da freguesia).
Esta situação já originou alguns processos judiciais, na sequência dos contratos de prestação de serviços móveis, com os alunos que aderiram ao Programa Escola da TMN, em virtude das pessoas se recusarem a pagar a sua mensalidade, porque não tem internet em casa, e pelos vistos, o problema permanece.
As pessoas deveriam protestar contra este estado de coisas, nomeadamente, boicotar durante uns dias a utilização dos telemóveis para ver se esta situação é resolvida, porque não se justifica uma freguesia que dista a 10 kms de Amarante e que é muito frequentada pelas pessoas na época balnear, não ter rede móvel.
. Por APM

1 comentário:

AgenteAlves disse...

Boa tarde,
Realmente isso foi publico e não se entende o porque da mudança de ideias por parte da operadora. No entanto, recentemente houve uma melhoria significativa da rede TMN em Codeçoso e até me tornei cliente também desta operadora. É verdade que existem algumas dificuldades, mas pior ainda é a Vodafone que quando estou aí nem rede tenho.

Cumprimentos.