quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Recortes - comunicação social

AUTÁRQUICAS
1/6 dos concelhos votou sempre no mesmo partido. Cerca de um sexto dos concelhos portugueses deram sempre a maioria ao mesmo partido, revela a análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, elaborado pela Marktest.
Dos 308 concelhos do país, 52 elegeram sempre a mesma formação política para governar as respectivas câmaras municipais, indica o estudo citado pelo Diário Digital.
Entre os concelhos que nunca mudaram de cor política estão oito dos 11 da Região Autónoma da Madeira, que se mostra por isso a região com maior fidelidade ao partido (o PSD neste caso).
Seis outros concelhos localizam-se no distrito de Setúbal, onde o PCP-PEV foi sempre o mais votado, e 5 em Portalegre, onde 4 votaram sempre PCP-PEV e um PS.
O PSD é o partido com maior número de concelhos fiéis – 21- , seguido do PS, com 16, e do PCP-PEV, com 15.
Nas duas últimas eleições autárquicas registou-se o maior índice de fidelidade ao partido, pois 251 concelhos não mudaram de vencedor relativamente ao ocorrido nas eleições anteriores.
As eleições de 1979, pelo contrário, foram as que registaram maior número de mudanças, com 118 municípios a alterarem a cor partidária do vencedor. . In Destak 9.9.2009

Sem comentários: