quinta-feira, 23 de julho de 2009

Utilidades - Gripe A

Conselhos para quem fica em casa por causa da gripe. 21 07 2009 07.52H
Livro online da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação do Porto dá sugestões sobre o tipo de alimentos que deve ter em casa, a forma de os conservar e como planear as refeições.
Patrícia Susano Ferreira pferreira@destak.pt
Sendo «previsível que nas próximas semanas ou meses a permanência no domicílio seja aconselhada a muitos portugueses quer por uma questão de prevenção quer para tratamento da gripe A», a Faculdade de Ciências da Nutri-ção e Alimentação da Universidade do Porto acaba de lançar um livro electrónico sobre Alimentação em Tempos de Gripe. Sugestões sobre o tipo de alimentos que deve ter em casa, a forma de os conservar e como planear as refeições são alguns dos conteúdos.
Os especialistas aconselham ainda o paciente a «comer em pequenas quantidades» mas várias vezes ao dia, para «quebrar o ciclo vicioso» do cansaço e da falta de apetite. Além disso, sugerem que se preparem refeições com antecedência e que estas sejam conservadas no frio ou congeladas.
UGT quer debater impacto
No mesmo dia em que se ficou a saber que Portugal tem 14 novos casos, totalizando 154, a UGT pediu ontem uma reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social. «A UGT entende que é necessário estabelecer e clarificar as medidas que vão ser tomadas, aos níveis laboral e da saúde nas empresas.» Não se pode esquecer que a lei é omissa no que respeita às faltas ao trabalho por risco de contágio de doença a colegas.
. Alimentação em tempos de gripe
1 - Hidratação. Quais os alimentos essenciais?
Tisanas ou infusões, sumos, leite e/ou iogurtes, sopa, fruta e água (3,7 litros para os homens e 2,7 l para as mulheres, em caso de febre). Tanto as bebidas como os alimentos não devem ser consumidos demasiado quentes e deve evitar os líquidos com álcool ou com açúcar em excesso.
2 - Despensa. Como organizar os produtos em casa?
Nunca coloque os alimentos directamente no chão e tente separá-los por tipo. Não esqueça que as batatas e as cebolas devem estar afastadas dos restantes alimentos e faça a sua arrumação tendo em conta a rotação de stocks para que gaste primeiro os produtos mais antigos.
3 - Frigorífico. Qual deve ser a distribuição dos produtos?
Enquanto as bebidas devem ocupar a porta do frigorífico, as hortaliças, legumes e fruta devem permanecer na gaveta. Já na zona superior, ou seja, a menos fria, coloque os produtos alimentares cozinhados como leite, iogurtes e queijo. Na zona inferior, ficam as carnes e o pescado.
4 - Higiene. Que cuidados deve ter na sua cozinha?
As mãos, os utensílios, as tábuas de corte e as superfícies da cozinha devem ser lavados frequentemente. No caso das mãos, com água quente e sabão durante 20 minutos antes e após manusear alimentos, comer e fumar. Além disso, os alimentos crus devem estar separados dos cozinhados.
5 - Alimentação. Que tipo de dieta deve escolher?
Ter uma alimentação saudável não é difícil, basta seguir a Nova Roda dos Alimentos. Diversidade é sinónimo de equilíbrio. . in destak de 21.07.2009

Sem comentários: