segunda-feira, 1 de abril de 2013

Páscoa em Codessoso 2013


“Esta é a primeira vez que me lembre, que não deitaram fogo no Sábado Aleluia”. Foram estas as palavras de um homem humilde com mais de 70 anos idade que se dirigiu para junto da Igreja quando soaram as 12 badaladas do sino no Sábado Aleluia, para supostamente ver o dito espectáculo pirotécnico que pelos vistos já existe sem interrupções à mais de 60 anos… vai dizendo o Homem “ é a crise é a crise, pelo menos podiam ter avisado que eu tinha ido fazer um peditório com mais dois ou três amigos, até no tempo do Salazar que não havia dinheiro para comer… nunca acabaram com estas tradições, haverá pelo menos visita Pascal? “ lá ia comentando o senhor desanimado e incrédulo.

A visita Pascal cumpriu a tradição embora a sua saída fosse em silêncio devida à tal falta dos habituais foguetes que também iam anunciando a localização durante o dia nos habituais lugares e casas da freguesia. Mas a surpresa estava guardada para o final da visita pascal onde alguns populares fizeram questão de manter a tradição e foram os próprios a irem comprar os artefactos piro-técnicos para anunciar a passagem da cruz. 

As Entidades da freguesia não quiseram ficar atrás e brindaram o recolher da cruz com uma descarga de fogo inesquecível, mas que não chega para esquecer a falta de compromisso e menosprezo pelas tradições, é a pessoas como aquele homem com mais de 70 anos que representam a classe humilde desta terra, que sempre colaboraram e deram um pouco do pouco que tinham, que as entidades competentes desta terra têm de se explicar, porque têm a responsabilidade e a obrigação de o fazer.

Sem comentários: