quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novas regras para combater a sinistralidade rodoviária


Automóveis novos obrigados a ter luzes diurnas de circulação.

Os automóveis de passageiros e os veículos de entregas novos, têm a partir de 07.02.2011 de estar equipados com luzes de circulação diurnas, conhecidas pela sigla DRL (Daytime Running Lights) em inglês, que são lâmpadas especiais que se acendem automaticamente quando se liga o motor dos automóveis.
Esta é uma regra imposta pela Comissão Europeia, cujo objectivo é combater a sinistralidade rodoviária. Outro dos objectivos é protecção do meio ambiente, porque estas lâmpadas especiais reduzem o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono. Os novos camiões e autocarros também serão obrigados a utilizar este tipo de luzes daqui a 18 meses.
Como estas medidas não são retroactivas, os automóveis que já se encontram a circular não são obrigados a montar estas luzes.  As utilizações destas lâmpadas já são obrigatórias em alguns países nórdicos, como é o caso da Suécia que é um dos países com a menor taxa de sinistralidade da Europa, o uso deste dispositivo já é obrigatório desde 1977.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma medida para dar tachos a alguém, vai haver mais avarias e despesaas de manutenção do carro.

Anónimo disse...

O problema da sinistralidade nas estradas portuguesas não está nas lâmpadas ou luzes diurnas, está é na cabeça dos condutores...