sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Encerramento do SAP - Celorico de Basto


ARS-Norte decidiu encerrar o Serviço de Apoio Permanente Nocturno do Centro de Saúde de Celorico de Basto. Agora as pessoas que necessitarem de cuidados de saúde à noite, vão ter que percorrer dezenas e dezenas de quilómetros, o que corresponde a mais uma medida de discriminação das pessoas do interior do país, o que vai ainda mais, acentuar as assimetrias com a zona litoral país. 

Esta decisão não passa de mais uma medida economicista do Ministério da Saúde, que anda mais preocupado com as contas do Estado que propriamente com a satisfação dos interesses básicos das populações que vão ficar afectadas, uma vez que o SAP de Celorico de Basto servia os celoricenses e mondinenses.

Com este encerramento do SAP, vamos assistir a nascimentos em ambulâncias dos Bombeiros e pessoas a morrer nas viagens em direcção a Fafe e Guimarães. Aplaude-se a decisão da Câmara de Celorico de Basto de se disponibilizar para suportar os encargos financeiros, com a manutenção dos serviços em detrimento de execução de obras públicas no Município, até à conclusão do novo Hospital de Amarante.

Perante este cenário, são legítimos todos os protestos e manifestações que venham a ser realizados no Município de Celorico de Basto, quer sejam promovidos pela Câmara Municipal quer pelas pessoas que se sentem discriminadas e prejudicadas com esta decisão de encerramento do SAP.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos todos comparecer em Celorico de Basto para o protesto...