quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Abandono dos idosos em Portugal


Multiplicam-se os casos de idosos que morrem abandonados nas suas casas. Alguns ainda têm família, mas por qualquer motivo pessoal deixaram-nos abandonados, outros simplesmente porque não tem família próxima e vivem isolados na sua solidão de velhice.

Antigamente os casais pensavam em ter muitos filhos, porque tinham a expectativa de ter no futuro quem tomasse conta deles, mas hoje em dia, com as exigências económicas da vida das pessoas, ambos os cônjuges trabalham o que condiciona seriamente a sua disponibilidade para tomar conta dos seus progenitores.

Esta situação está em contradição com o conceito tradicional de família, com os valores defendidos pela igreja católica ao longo dos tempos, mas está a diluir-se pelos novos conceitos de vida moderna.

Penso que é dever do Estado criar Lares Públicos para os Idosos, dando-lhe a possibilidade de ter os últimos dias das suas vidas com o mínimo de dignidade e qualidade de vida. Infelizmente o que se tem assistido, é o Estado a descartar-se das suas responsabilidades e quando os particulares querem desenvolver estas actividades, apenas de limita a fiscalizar a actividade, a fazer exigência e mais exigências, o que leva por vezes a existência de Lares de Idosos a funcionar sem autorização e ilicitamente.

Acontece por vezes que as Administrações dos Lares Públicos, não aceitam doentes com mais exigências de cuidados médicos em virtude destes estarem acamados e entubados, onde as famílias não têm condições em casa para lhes dar a devida assistência.

Há soluções para combater este flagelo, desde logo criar na lei o novo tipo de crime denominado “ crime por abandono de familiar”, a quem tem condições económicas para tomar conta dos seus familiares, que previsse a aplicação de sanções, desde logo, a possibilidade de deserdação e outras sanções de carácter patrimonial que penalizasse este tipo de comportamento. Por outro lado, o Estado deveria criar mais Lares de Idosos, estabelecendo para o efeito parcerias público/privadas para haver mais ofertas para tanta procura.

A implementação destas medidas, iriam certamente diminuir os casos de abandono de idosos em Portugal!

Sem comentários: