domingo, 9 de junho de 2013

Sinais dos novos tempos!

Segundo estudos recentes em apenas uma geração, as mulheres passaram de quase analfabetas ao maior grupo de licenciados em Portugal. Mais de 40% das portuguesas com mais de 65 anos não fizeram sequer a antiga quarta classe, enquanto as filhas enchem as universidades. A evolução é assinalável, mas as desigualdades do genro ainda permanecem em alguns setores da vida pública.

Há apenas uma década, 22 em cada cem portuguesas não tinham sequer a quarta classe, mas a geração seguinte das mulheres, meteu na cabeça que as suas filhas tinham direito a um futuro para além do fogão, o que permitiu que hoje hajam mães empregadas domésticas com filhas licenciadas e até doutoradas.

Por uma mulher a estudar para um grau académico superior não fazia parte do imaginário e inclusivamente haviam grandes pedagogos do seculo XIX que defendiam que as mulheres não deveriam ser educadas, porque o seu papel era o de mães e educadoras.

Com o salário veio a independência e a emancipação da mulher, o que permitiu que Portugal seja o país com o maior salto entre gerações. Hoje temos as mulheres a ocupar quadros técnicos nas empresas, laboratórios de investigação e a integrar grupos de decisões que anteriormente só eram pertença dos homens.

Sinais dos novos tempos.


Mulheres ao poder já!

1 comentário:

big brother disse...

Boa noite,tema interessante que mostra como o tempo ajuda a evoluir e mudar formas de pensar,embora em pleno ano 2013,ainda haja pessoas que pensem que estão nos anos 50 do século passado.Houve também uma necessidade bastante grande dos últimos governos tentarem mudar as estatísticas e com formas mais simples e descomplicadas mas onde nada se aprendia aumentar o numero de pessoas com o 9º e 12º anos através do programa novas oportunidades,que permitia às pessoas terem o diploma do ano que queriam estudar através da simples inscrição (tinham no minimo de chegar ao fim do tempo)do dito programa,mas de que vale ter o 9º ou 12º anos tirados dessa forma quando nada se aprendeu!!!

Pode parecer que não tem nada a ver o comentário com o post mas tocam-se em vários pontos.