quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Regresso às aulas!


Os alunos preparam-se para regressar às aulas. O que significa mais uma “dor de cabeça” para as famílias portuguesas que têm de despender em média por cada aluno € 300,00 para o material escolar e livros. O que é um problema na actual conjuntura económica!

As Livrarias queixam-se do negócio, porque as pessoas estão a encomendar os livros pela internet para obter maiores descontos, o que os impede de vender os livros e ganhar algum dinheiro.

Há países na Europa onde os livros são gratuitos. Por exemplo na Alemanha, existe a reutilização dos livros escolares, o que permite que os livros possam ser usados durante alguns anos e serem adquiridos pelas famílias a preços mais convidativos ou mesmo oferecidos.

Mas isto é na Alemanha!

Em Portugal como vivemos acima das nossas possibilidades e queremos ser diferentes, compramos todos os anos livros novos ou se o aluno tiver a infelicidade de reprovar os livros também já não serem.

Enquanto o Governo andar subordinado aos grandes interesses económicos das Editoras, esta politica do “faz de conta” vai continuar, apesar das famílias portuguesas viverem num sufoco de falta de dinheiro para suportar as despesas escolares dos seus filhos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Portugal so ha jogos de interesses!