quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dá que falar!


Como todos sabem, a crise em Portugal está a provocar um novo fenómeno da emigração de pessoas para o estrangeiro. Mas, para agravar a situação já há empresas portuguesas a emigrar, como é o caso noticiado na empresa portuguesa da Jerónimo Martins (Pingo Doce) para a Holanda.

Uma vez interpelados os seus Gerentes ou Administradores para explicar esta opção, é apresentada uma justificação com a necessidade de expandir mercados e internacionalizar a empresa. Ora sabe-se qual é a principal causa desta deslocalização, não é só internacionalizar a empresa, mas tentar mercados mais convidativos do ponto de vista fiscal.

O que significa que o massacre da carga fiscal que a Administração Fiscal portuguesa está a fazer aos contribuintes, está a fechar a porta aos resignados, mas a deixar uma janela aberta, com perda significativa de receitas para os cofres do fisco e talvez no futuro próximo o encerramento e extinção de postos de trabalho, como é o caso da Jerónimo Martins (Pingo Doce) que emprega muita gente em Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um argumento apresentado pela Jerónimo Martins, para justificar a ida para a Holanda é a dificuldade de acesso ao crédito em Portugal, mas será apenas esta situação?