quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Para que serve a maçonaria!

Nunca se discutiu tanta maçonaria em Portugal como nesta semana que passou, talvez seja por conveniência política pois dá para desviar a atenção da opinião pública das questões essências do país. 

Por definição, a Maçonaria é uma Ordem iniciática e ritualistica, universal e fraterna, filosófica e progressista, baseada no livre-pensamento e na tolerância, que tem por objectivo o desenvolvimento espiritual do homem com vista à edificação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária. 

Alguém neste espaço é capaz de me explicar, para que serve esta corrente ideológica, quando a própria instituição não pode revelar os seus membros (mações), e as suas reuniões são secretas e se desconhece os temas que ali são discutidos? 

Alguns grão-mestres já vieram a público dizer que nas reuniões não se discute política nem religião, quando grande parte dos seus membros pertencem à classe política, intelectuais e pessoas com influência e poder na vida pública portuguesa. 

O curioso é que na maçonaria não há nenhum trolha, carpinteiro ou agricultor, embora segundo os seus membros, o acesso a esta organização seja livre, exigindo apenas o respeito por determinados princípios que regem a instituição. 

Pergunta que se impõe e que os portugueses gostariam de saber, afinal para que serve a maçonaria e qual a sua utilidade para a sociedade e para o país? 

www.maconariaportugal.com

Sem comentários: