quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os preços dos combustíveis em Portugal


Cada vez mais se vai sedimentando a ideia que o poder político em Portugal, está cada vez mais dominado pelos grandes interesses dos económicos. Os preços dos combustíveis são bem o exemplo de tudo isso. Há anos atrás pensou-se que a liberalização dos preços dos combustíveis acabaria por disciplinar e auto-regular os mercados, através da “mão invisível” mas foi puro engano.

 As grandes empresas como a Galp, Repsol e BP que são as gasolineiras dominantes no mercado fazem o que quer, sem que o Estado português intervenha.

Isto é um ciclo vicioso, o Estado não tem interesse em intervir em matéria de aumentos dos preços dos combustíveis, pois quando mais cara for a gasolina mais arrecada de impostos. Por outro lado, há aqui uma coisa que ninguém entende, quando sobe o preço do barril de petróleo aumenta logo os combustíveis, mas quando diminui o preço, as nossas gasolineiras mantém os preços durante semanas, a que corresponde um ilícito aproveitamento.

Quem é que tem mão nisto?

Depois das grandes contestações aos aumentos dos preços em 2008, foi imposta a obrigatoriedade de afixar os preços dos combustíveis nas auto-estradas para haver transparência no mercado e o consumidor poder optar pelo preço mais baixo, mas o que é que vimos nos painéis de publicidade, é os preços iguais.

Isto só vem reforçar a ideia de há cartel ou combinação dos preços, que é uma manifesta violação da livre concorrência no mercado.

Esta situação ainda foi denunciada à Autoridade Nacional da Concorrência, para que investigasse se havia cartel, mas decorrido algum tempo de inquérito foi tudo arquivado, pois não descobriram nada que apontasse para uma combinação de preços, o que é muito estranho pois só não vê quem não quer.
Perante este cenário, não venham com as desculpas da carga fiscal que incide sobre os combustíveis, pois o preço da gasolina e do gasóleo em Portugal sem os impostos, é dos mais baratos.

A Autoridade da Concorrência perante as sucessivas críticas de que tem sido alvo, tem argumentado que tem realizado sucessivos estúdios e fiscalizações ao comportamento dos mercados dos combustíveis, mas nunca detectou indícios de irregularidades e que não é justo insinuar que há cartel sem apresentar provas…

Somos mesmo uma país do faz de conta…

4 comentários:

Anónimo disse...

Vivemos num pais de corruptos, onde os principais visados são os políticos, nunca isto terá solução...

Anónimo disse...

Só temos uma alternativa ir meter gasolina a Espanha como os portugueses que vivem junta à fronteiro estão a fazer actualmente...

Anónimo disse...

isto é a maior vergunha do nosso País almeta tudo combustiveis alimentação ou automóveis eu sei lá tudo até mesmo os preços dos transportes Públicos é uma grande vergonha só que os almentos dos ordenados é que já não se vêm á anos e continuam com nossos ordenados congelados, e a tiraren-nos dinheiro do ordenado ainda dizem que os ordenados vai almentar até 500,00€ até ao fim deste anos de 2011, assim a tirarem não acredito muito nisso ainda querem que as pessoas pagem os impostos IRC e IRS assim as pessoas vao é passar muita fominha se não tiverem um pedaço de terra para cultivarem para terem que comer pensem nisso, o nosso pais mais cedo ou mais tarde vai há falencia obrigado

Anónimo disse...

Somos "manços"... a corupção está instalada,logo no dia a seguir ao 26 de Abril de 1974!.. O País é de meia duzia de amigos,dos amigos e mais amigos, equem assim não entender,está adormecido há muitos,muitos anos.
Pergunto do que estamos há espera para tomarmos medidas...não entendo parece que estamos todos num paraíso.

ABRAM OS OLHOS!!!,NÃO QUEREM ABRIR.