terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Eleições presidenciais 2011

As eleições presidenciais estão a passar ao lado da maioria dos portugueses, conforme se tem observado pelo pulsar da opinião pública. Esta situação não significa que não há interesse público no acto eleitoral, o que acontece, é que as pessoas estão mais interessadas nos seus próprios problemas, como o desemprego e a falta de condições de vida; perante um país que está na banca rota e sem perspectivas de futuro.

Os debates nas Tv.s não suscitaram interesse, porque as eleições apenas se vão cingir unicamente a sufragar a mais que esperada reeleição de Cavaco Silva e, por outro lado, com a excepção de Manuel Alegre, os restantes candidatos são uns meros desconhecidos e os portugueses já não acreditam em soluções milagrosas.

O que significa que, se não fosse levantado o problema do BPN e a compra e venda das acções tituladas por Cavaco e Silva, os portugueses nem davam conta que havia eleições no país. Convém referir que as eleições presidenciais nada têm a ver com as eleições legislativas, aqui elege-se o Presidente da Republica que é um órgão de soberania, não um Governo com funções executivas ou governativas.

Em Portugal o Presidente da República não é mais que uma figura política emblemática e decorativa, que geralmente cumpre dois mandatos seguidos, e apesar de ter muitos poderes políticos não os exerce devidamente, pois executa as suas funções de forma discreta, quando deveria ter uma intervenção política mais activa quando estão em causa interesses públicos relevantes para o país.

Perante um cenário de crise económica, o Presidente da República tinha o poder-dever de intervir tentando sensibilizar as forças políticas com acento parlamento a chegar a pactos de regime em matérias de interesse relevante para o país, como a justiça, educação entre outros sectores da acção governativa.

No fundo, pedia-se a um Presidente da Republica que interviesse quando estão em causa os interesses mais elementares dos mais desfavorecidos, como são os recentes cortes nas prestações sociais e cortes nos salários dos trabalhadores…

Ver mais…

Sem comentários: