terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Igreja de Codessoso às escuras.



    Esta fotografia como já todos devem ter reparado, é da igreja de Codessoso iluminada na época natalícia, mas em anos anteriores, este ano continua na escuridão absoluta.

  Estamos quase na véspera de Natal e a igreja de Codessoso está de luto, com as lâmpadas de enfeite Natalício totalmente apagadas, não se sabe se é para poupar devido há crise ou se por alguma anomalia no sistema de iluminação, de qualquer forma está comprovado que as entidades da freguesia nesta situação se  esqueceram que é Natal,  o que é de lamentar, por isso e a pedido de várias familias é favor que quem de direito não se esqueça das suas obrigações, e que não torne esta imagem em mais uma utopia de outros tempos .


20 comentários:

Anónimo disse...

É uma pena que a igreja esteja ás escuras, mas tenho a certeza que se este ano houvessem eleições isto não aconteceria.
Tratem bem a nossa terra

Anónimo disse...

Subscrevo o que ultimo interveniente disse, é muito mais fácil fazer almoçaradas e passeios turisticos onde se pagam milhares de euros em aluguer de autocarros. A Igreja deixem estar assim que não importa, levem as pessoas daqui para Celorico para ver a iluminação que é mais bonito, continuem a acabar com estas tradições e a tirar vida a esta terra que vão ver o seu fim daqui por uns anos.

Anónimo disse...

Infelizmente já não há iluminados, é um deserto total de ideias, mas as pessoas insistem sempre nas mesmas pessoas para os cargos políticos, têm o que merecem...

Anónimo disse...

A J F anda preocupada com outras coisas, nomeadamente em inspeccionar/dirigir as obras que está a efectuar na freguesia e com tanto trabalho os pobres dos homens esqueceram-se de carregar no interruptor para ligar a iluminação. Também a freguesia já esta bastante decorada para esta quadra, temos o presépio ao ar livre, a musica de Natal, de entre outras coisas. Estamos a poupar É CRISE.

Anónimo disse...

Estamos numa pasmaceira total em Codessoso.

Anónimo disse...

Já que não querem iluminar a igreja e consequentemente a freguesia, que DEUS os ilumine a eles, para ver se acordam. Feliz Natal para todos os habitantes de codessoso.

Carlos disse...

Ninguem se preocupa com nada nesta terra,para que servem três imcompetentes numa junta de freguesia? e ainda lhes pagam para não fazer nada, e ainda fazem favores aos amiguinhos a troco de luvas, e comem e passeiam á custa do Zé Povinho.

O Estado se quer poupar cerca de 8.000 ano, que acabe com as juntas de freguesia com menos de 1500 eleitores, para que é que serve uma JF como Codessoso por exemplo?

Anónimo disse...

MACHADO DISSE:

Alguem sabe quem são os membros da comissão fabriceira?
Esta porgunta porque não será da responsabilidade desta comissão a manutenção e conservação da igreja?
Se assim não fosse não fazia sentido tal comissão.
Sendo assim separar o que é da igreja é da igreja e o que é da JF há pessoas tambem responsaveis.

Anónimo disse...

Eu moro na freguesia e o que é certo é que a Igreja está ás escuras, isso de dividir competências é com quem de direito. O que eu sei è que há 3 elementos da JF que são remunerados e nada fazem de util para a freguesia, tainadas para os idosos que são cada vez mais novos e mais parece uma festa particular, passeios e mais passeios e é assim que se gasta o nosso dinheiro?

Não têm 10 euros para pelo menos colocar um pinheirinho em frente sede da JF ou isso tb não é da vossa competência? natal é natal e devia-se preservar os velhos costumes, para nisso ainda sermos diferentes...

Anónimo disse...

Fico contente por saber q a Junta tem alguem, pois eu achava q so haviam fantoches...
Sem mais comentarios

Anónimo disse...

E pena não ser possível fazer uma limpeza na JF pelo Natal,,,

Anónimo disse...

LOL
Daqui a 3 anos podem tentar outra vez.
Ponham as pessoas da comissão fabriqueira a fazer alguma coisa ;)

Anónimo disse...

A batata quente ninguem a quer, é sempre bom divir o trabalho e as responsabilidades, mas quando toca a receber dividendos ai já aparece JF, cambada de incompetentes e quase analfabetos.
E ainda bem que as reuniões da Assembleia de freguesia são de manhã se não alguns já ai para lá encharcados, como é o habitual a seguir ao almoço.

Anónimo disse...

É Comissão Fabriqueira ou Comissão da Copofonia, já além ouviu a publicação do relatório e contas, ninguém sabe de nada, ninguém presta informação aos restantes paroquianos, é uma balda fazem o que querem e o que lhes apetece, é uma borga...

Povo de Codessoso abram bem os olhos disse...

O actual Presidente da Junta de freguesia está de costas voltadas para a freguesia, virou-se para o Atlético de Codessoso e ignorou por completo a maior instituição de Codessoso e uma das mais antigas e prestigiadas do Concelho de Celorico de Basto que é o Grupo Desportivo de Codessoso, que tantas vitórias tem ultimamente trazido para a nossa terra, é das poucas coisas de que nos podemos orgulhar, mas as pessoas têm uma visão muito redutora das coisas, não têm capacidade para reconhecer o mérito a quem o merece...
estou com uma fezada que quando se aproximar as eleições para a junta os abutres vão começar novamente a sobrevoar a zona...

Anónimo disse...

CELORICENSE, E AMIGO
DO
G D DE CODESSOSO


Exmo Srs. Derigentes do G D C, sou Celoricense e com muito gosto, mas estou bastante adimirado com o comportamento da cubardia de alguns participantes e da vossa parte por consentir tais comentários, sabendo que tudo isto é objetivo tratar mal pessoas que nada tem a ver com a igreja, porque existe pessoas par fazer zelar pelos bens desta instituição (Igreja).
Por partes há alguma razão, senão vejámos:
_ Quantos minhares de euros a J F de Codessoso já subsidiaram o G D C?
Com este subsídio se fosse atribuido á Igreja talves estive-se mais que iluminada. Mas talves fos-se uma boa opeção para de futuro.
Porque quem ouvir falar, os membros da associação (G D C ), a J F nada tem feito para os ajudar.
O MEU CONTRIBUTO:
Estou a pensar em falar com os representantes da Igreja e Junta de Freguesia que recursos financeiros poderão haver para melhorar a Igreja, embora seja da responsabilidade da Igreja tomar tais incitativas.
Só mais uma observação
Quando é que vai haver conhecimento do relatório de contas do G D C de 2010?
Quanto é que o G D C terá gasto com almoços, jantares, para os jogadores dirigentes e familiares?
Quanto seria gasto em passeios, pedestres e cicloturismo?
Não haveria forma de poupar algum dinheiro para a iluminação da igreja?
Pelo esposto afinal há varias formas de se poupar para dar vida á vossa Igreja.

jf-codessoso disse...

É de lamentar a constante pesseguição que a junta de freguesia de Codessoso e seus representantes foram alvo nos comentários a este artigo,comentários esses a maior parte deles se não todos ofensivos para com a instituição e seus elementos representativos,assim peço que sejam retirados todos os comentários com esse teor e seja
revisto o artigo em si.

PARA ATESTAR A VERACIDADE DESTA MENSAGEM ENVIE UM E-MAIL PARA JF-CODESSOSO@HOTMAIL.COM
Um blog que tanto preza a isenção, ter estes comportamentos não está correcto,isto é um aviso se continuarem estes comentários publicados teremos de tomar outras atitudes mais drásticas,e que esta situação sirva de exemplo e é lamentável que o presidente desta associação e director deste blogue esteja de acordo com o conteudo dos artigos e comentários posteriores e se está, só demonstra que apenas ocupa o lugar na cadeira.Com os mais respeitosos cumprimentos.

Sócio Fundador do GDC disse...

Sr. Celoricense é lamentavel a sua conclusão e infeliz, com certeza que em Celorico não é o Celoricense que ilumina a igreja de Britelo, certo? e esse clube é que recebe cerca 40 mil euros do Municipio enquanto o GDC recebe 500euros.
Segundo a sua logica o GDC é que devia iluminar a igreja só porque recebeu alguns euros da JF? e neste caso eu pergunto, para que servem as instituições que recebem dinheiros públicos e os seus representantes são pagos para servir as populações? para que serve a junta fabriqueira que vendeu um terreno por 50.000 euros e tem ao seu encargo as contas dos bens ligados á igreja?
Em relação ao relatório e contas do GDC, é apresentado todos os anos no primeiro trimestre, para os sócios do clube, não sei se sabe mas como simpatizante nem pode se quer participar nas reuniões do clube, mas como somos um clube transparente pode sempre aparecer e já fica a saber quanto gastamos nas nossas actividades, posso já adiantar que o cicloturismo e as caminhadas não têm qualquer custo, são suportadas por patrocinios e participantes, em relação aos almoços e jantares devo dizer que onde entram os familiares e qualquer interessado são suportados inteiramente pelos proprios a exemplo do jantar de Natal, e em 2010 o GDC só fez mais um jantar de apresentação das equipas feminina e masculina e só com atletas e dirigentes, que foi oferecido pelo patrocinador...nesta associação cultivamos o convivio e a boa camaradagem, as tradições e a prática desportiva e neste blog vamos sempre dizer as boas e más noticias e as que incomodam e as que não incomodam....
O nosso contributo:
Caso se verifique que as entidades competentes nada fazem e preferem esses sim, gastar milhares de euros em passeios e jantares, será o GDC este ano a fazer um peditório pela freguesia na época de natal ou então a abdicar do subsidio da JF para podermos ter a nossa igreja iluminada...

Sr. Celoricense amigo do GDC, folgo muito em saber que é um individuo muito interessado nas nossas actividades e principalmente nas nossas contas e pelo que escreve nota-se que com amigos assim o GDC não precisa de inimigos...um abraço

Ultimato da JF? disse...

Só faltava uma situação destas nesta freguesia, não sei qual a veracidade desta declaração e não sei se trata de uma brincadeira.
Mas a ser verdade a JF Codessoso está a dar um tiro nos próprios pés, que eu saiba ainda estamos numa democracia e existe alguma liberdade de expressão e cada um diz o que pensa, logo que não exista falta de educação, quer no artigo quer nos comentários só existem opiniões que se têm de respeitar...agora não me digam que a sensura e ditadura e persiguição á liberdade de expressão já chegou a codessoso? a verdade doi? ou é a insenção dela que interessa a muita gente.
Espero que este blog continue a primar pela isenção e não se deixe intimidar por idiologias ditatoriais.

Anónimo disse...

Acho pouco provável que tenha sido um membro da junta a enviar aquele comentário!!
Houve quem falasse aqui e muito bem, que se ha alguem responsavel por a igreja não ter estado iluminada este ano passa so e simplesmente pela comissão fabriqueira!!