domingo, 5 de dezembro de 2010

Deu que falar...

Doenças respiratórias custam mais de 500 milhões por ano.


Especialistas alertam para a necessidade de uma maior prevenção no âmbito do 26º Congresso Nacional de Pneumologia.

As doenças respiratórias custam ao país mais de 500 milhões de euros por ano. O valor corresponde a custos directos e indirectos, provocados por cerca de quatro milhões de portugueses, que sofrem deste tipo de doenças.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Carlos Robalo Cordeiro, adiantou à Renascença o custo geral na saúde. “Mais de 500 milhões de euros dizem respeito às doenças respiratórias – o que é muito dinheiro”.

É preciso investir mais na prevenção, porque as doenças respiratórias, além de uma questão de saúde pública, são em termos sócio-económicos, um problema que não pode ser ignorado, alerta: “Os custos não estão só relacionados com os medicamentos que se consomem, com os recursos às urgências ou com os internamentos hospitalares. Mas, também com a perda de dias de trabalho, com os custos com a segurança social, com a incapacidade laboral – tudo isto são custos indirectos, que somados aos custos directos dão este montante assustador”.

Cerca de quatro milhões de portugueses sofrem deste tipo de doenças, sendo a mais comum a asma, que atinge 10 a 25% da população de todas as idades.

O tema é discutido hoje, em Coimbra, no XXVI Congresso Nacional de Pneumologia.

In renascença 

Sem comentários: