quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Em Portugal há portugueses de 1ª e de 2ª

Parlamento aprova corte de salários com regime de excepção
Ontem às 19:22
A Assembleia da República aprovou um regime de excepção proposto pelo PS que permite a empresas públicas e com capital maioritariamente público fazer adaptações autorizadas.

A Assembleia da República aprovou, esta terça-feira, o corte de salários para a Função Pública, que vai incluir um regime de excepção as empresas públicas e as com capitais maioritariamente públicos.
Segundo a alteração proposta à última hora pelo PS, que teve a abstenção do PSD e votos contra de todas as outras bancadas, estas empresas poderão fazer adaptações autorizadas e justificadas pela sua natureza empresarial à política de corte de salários.
«Não decorre a aplicação de qualquer ideia de excepção à diminuição da massa salarial no âmbito dessas mesmas empresas», esclareceu o ministro dos Assuntos Parlamentares.
Para Jorge Lacão, «trata-se de reconhecer que o regime laboral em muitas dessas empresas têm especificidades distintas das que são praticadas no âmbito da Função Pública». 
Este ministro frisou ainda que «não se definiu através desta normal nenhum regime de excepção a pensar em particular na Caixa Geral de Depósitos».
Uma das empresas incluída neste regime de excepção é a Caixa Geral de Depósitos, que manifestou preocupação por este corte salarial poder provocar a fuga de quadros para a concorrência.
In TSF

Sem comentários: