sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vindimas em Codessoso.

    Quinta do Barreirinho 2010 - Codessoso

As Vindimas realizam-se entre Setembro/Outubro, época do ano de muita azáfama e a freguesia de Codessoso não foge á excepção, terra do típico vinho verde, qualidade exclusiva no mundo e de forte predominância nas terras de Basto. O ano de 2010 foi um ano de grande produção e de lagares cheios como não se via á muito tempo, é a leia da natureza que tanto dá como tira.
    A Quinta do Barreirinho, a Quinta do Souto e a Quinta da Meia Via, são onde se colhem a maior quantidade de uvas, umas para venda nas cooperativas locais e as outras são utilizadas para fazerem vinho próprio para posteriormente ser engarrafado e rotulado para venda ao público, a Quinta do Barreirinho é um exemplo de produção própria e de qualidade reconhecida.
   Mas os pequenos produtores, aqueles que produzem para consumo próprio e que são na maioria pessoas mais velhas e que têm por hábito cultivar a vinha desde sempre, continuam com muito sacrifício a preservar esta tradição, que une famílias e amigos uma vez por ano.

Depois de tanta labuta aguarda-se o dia de S. Martinho, pois, como diz o ditado popular, no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
    
                                                                                                            


2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo muito bem... só faltou a animação da música... realejos ou instrumentos de fole...

Parabéns...

Anónimo disse...

Boa iniciativa, faz-nos lembrar os tempos de criança que vivíamos na aldeia nos tempos das vindimas...