segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fórum - divórcios

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em Portugal a duração médio do casamento que acaba em divórcio e de 14,3 anos, mas há casais que não resistem a viver juntos mais de 12 meses. Os casais gastaram no mínimo 6,6 milhões em divórcios, e cerca de 4,3 milhões em casamentos civis. Para dar o nó bastam 100 euros, mas na hora do divórcio são precisos 250 euros, mas se houver partilha de bens, fica mais caro. Se for um divórcio litigioso, ainda cresce as despesas do processo e honorários aos advogados. No seu entender, quais são as razões para haver tantos divórcios em Portugal?

12 comentários:

atento disse...

Este é um tema actual que diz respeito à nossa sociedade. Admira-me a Fernanda e outros que tal, que tanto criticaram este blog, por falta de tema e agora estão tão calados.
Se se acham tão intelectuais, exponham aqui as suas ideias, ou só gostam de assuntos de critica fácil ou chincalho...

Atento mas pouco disse...

O Atento até podia começar.

Fernanda disse...

Boa tarde peço desculpa mas não é a Fernanda mas a sra Fernanda só comenta no blog atitude-critica.blogspot.com lá tirarei todas as dúvidas e comentarei todos os temas por isso até lá.. e podemos far deste se for o caso.Boa tarde

Atento disse...

Não sabia que a Dª Fernanda tinha um blog... gostava de saber que temas é que ela lança no ar...deve ser temas só para ela falar... porque com a atitude que demonstrou quando por aqui apareceu... não deve ter grande visitas, pois ninguém está para lhe aparar o jogo...

Passe bem...

Discutir o tema disse...

Relativamente ao tema "divórcios", tenho a dizer que são vários os factores sociais que contribuem para que o casamento não dure mais que 14 anos em média. Desde logo, a instabilidade nos empregos, pois hoje em dia não há segurança no trabalho para o futuro, o que gera desde logo a falta de confiança para desenvolver projectos familiares, apesar das várias associações sindicais pressionarem o Governo, quando foi aprovado o anterior código do Trabalho. Por outro lado, as mulheres têm muitas mais responsabilidades, uma vez que, tem várias tarefas diárias, tem que desempenhar o papel de mãe, mulher, funcionária e dona de casa, o que nem sempre é conciliável...

Querias disse...

A Fernanda e não Srª porque eu nunca a vi para tirar as duvidas, queria era mais visitas para o seu blog, mas não vai ter essa sorte...
Afinal esta Srª começa a desmarcarar-se e percebe-se que deve ser um Srº, um tal de Filosofo, porque então qual seria o interesse e a logica de comentar um assunto de um blog em outro blog, só de uma cabecinha tonta daquelas, "Sai do Sol".

Fernanda disse...

Bom dia vem ao blog atitude-criativa.blogspot.com e tiro-te as dúvidas,eu não tenho blog algum comento nos blogs que tem temas interessantes douvos o mail e uma foto minha para tirar as dúvidas mas no outro blog se etão curiosos e não querem ficar na ignorância de não saber realmente quem sou.bom dia

joao disse...

que interesse tem as noticias em inglês para quem não sabe ler o que ali esta escrito?

Anónimo disse...

divorciada
É mesmo dificil viver em sociedade em codessoso, como é possivél não conseguirem debater um tema sem se agredirem verbalmente. É normal que hoje em dia exista tantos divorçios os casais não tem dialogo, casam muito tarde e estão habituados a que as mães lhes façam tudo, isto ainda para não falar do machismo que alguns homens ainda tem, agora não venham com a história que é por falta de tempo para a família, isso é desculpa de mau pagador. Hoje em dia as mulheres não estão para aturar tanta estupides e falta de respeito dos homens, antigamente é que para comprar umas cuecas o marido é que pagava e que as escolhia, as mulheres eram humilhadas e submissas às suas ordens, graças a deus esse tempo acabou e as mulheres já não se sujeitam a isso, era o que mais faltava.

divorciado disse...

Não concordo com esta ultima opinião, se as mulheres eram mais submissas antigamente é porque queriam, para tudo há uma solução o homem foi sempre mais machista porque a mulher prestava-se a essa submissão era mais façil de viver assim, o Homem era quem tinha de ir para a guerra lutar e morrer para conquistar a paz, a mulher foi sempre mais individualista e não é por acaso que elas se dão pessimamente umas com as outras e são as proprias a admitir isso.
Concordo que tenham os mesmos direitos e regalias, mas não concordo que haja leis para dterminar isso se não estamos perante uma descriminação entre sexos.
Também não gosto de ver algumas mulheres a tornarem-se autenticos homens, fumam, bebem, falam alto,são violentas, vestem-se á homem, etc, etc, deviam sempre ser elas proprias muito femininas, porque são o fiel da balança numa familia.

nós por cá disse...

Um do factores que leva por vezes à rotura da relação conjugal, é o própria mercado de trabalho, há mulheres que têm um bom emprego e esse factor, acrescenta-lhe mais poder no seio da família, o que tem como consequência que a mulher já não se humilda tanto e parte logo para o divorcio.

Anónimo disse...

Divorciado,

A mulher é um ser humano e como tal os seus comportamentos e direitos não têm que ser obrigatoriamente diferentes dos homens.
Se a mulher trabalhar, tudo óptimo, até aí pode ter os mesmos direitos, mas em relação ao comportamento já não?
Um divórcio não acontece, regra geral, por culpa de apenas um.
Na minha opinião, a falta de diálogo é um dos maiores problemas dos casais. Cabe a cada um de nós inverter a situação, nunca é tarde para mudar...