segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sinal +

Ibero-Americana

Shakira propõe que desenvolvimento infantil esteja em destaque na cimeira do próximo ano

30 | 11 | 2009 17.53H

A cantora colombiana Shakira propôs hoje à presidente da Argentina que o desenvolvimento infantil e a educação desde a primeira infância sejam temas prioritários na cimeira ibero-americana que terá Cristina Kirchner como anfitriã, no próximo ano.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

As declarações de Shakira foram feitas numa cerimónia realizada à margem da XIX Cimeira ibero-americana, mas que contou com a presença de cinco presidentes que participam nos trabalhos da reunião de governantes de 22 países da Europa e América Latina e do secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias.

Durante a cerimónia foi assinado um acordo de cooperação entre a Secretaria-Geral Ibero-Americana, a Organização dos Estados Ibero-Americanos e a Fundação Alas (Fundação América Latina em Acção Solidária), apoiada pela cantora e destinada a promover projectos de combate à pobreza e à protecção das crianças até aos seis anos.

Em declarações à Lusa no final desta cerimónia, a cantora explicou que o seu objectivo é continuar a sensibilizar os governos para a importância de promover a causa, uma tarefa que começou o ano passado na cimeira de El Salvador.

Um batalhão de jornalistas esperava a cantora na sala onde decorreu a cerimónia, no mesmo hotel do Estoril onde decorre a cimeira Ibero-Americana.

As presidentes do Chile, Michele Bachelet, e da Argentina, Cristina Kirchner, entraram na sala pouco antes da cantora.

No local já estavam Iglesias, Jeffrey Sachs, conselheiro especial do secretário-geral das Nações Unidas, e os presidentes do México, Vicente Calderón e do Panamá, Ricardo Martinelli. O Chefe de Estado da Colômbia, Alvaro Uribe, seria o último a chegar.

Shakira destacou a importância dos governos investirem nas crianças, considerando-as a base do futuro e sublinhou que actualmente 35 milhões de crianças se encontram em situação vulnerável na América Latina e não recebem educação atempada.

Dirigindo-se à presidente argentina, anfitriã da cimeira do próximo ano, Shakira propôs que a educação das crianças até aos seis anos seja um dos temas em destaque, um desafio que seria apoiado pela presidente chilena.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, sublinhou que os programas de apoio à família e em particular às crianças desprotegidas tem sido uma das preocupações do seu governo e referiu que o tema será abordado na cimeira que decorrerá no seu país, com a educação como tema central.

Também os presidentes do México e do Panamá destinaram palavras de elogio à iniciativa protagonizada por Shakira e o presidente Álvaro Uribe afirmou-se "muito orgulhoso" com o trabalho da sua compatriota ao mobilizar as atenções para o desenvolvimento infantil na América Latina.

No final da cerimónia, Shakira respondeu ainda a algumas perguntas de jornalistas para destacar a importância dos "benefícios para a sociedade" alcançados com o estímulo das crianças desde os primeiros tempos de vida.

"Esperamos que este trabalho contribua para construir um continente em paz", afirmou a cantora, acrescentando que "investir nas crianças é investir na estabilidade, na segurança e na paz".

Foto: Andre Kosters/Lusa
Shakira propõe que desenvolvimento infantil esteja em destaque na cimeira do próximo ano | © Andre Kosters/Lusa
in destak

Sem comentários: