sábado, 31 de outubro de 2009

História do dia das bruxas

Origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" ).

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

.

ver mais - http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

20 comentários:

pensador disse...

CRIATIVO-ER.BLOGSPOT.COM VISITEM E COMENTEM. OBRIGADO

seus baldaias disse...

A sra Fernanda não tem nada a apontar? Que eu saiba este é um tema que nada tem a ver com futebol ou desporto em geral. É até um tema que nos remete para a problemática da globalização e da aculturação que a mesma acarreta, visto esta (halloween) ser uma tradição demarcadamente americana, mas com um crescimento exponencial no nosso país. Qual é a opinião da Sra Fernanda relativamente à questão que acabei de referir?

Unknown disse...

ATITUDE-CRITICA.BLOGSPOT.COM

ATITUDE-CRITICA.BLOGSPOT.COM

VISITEM, VISITEM VISITEM

COMENTEM COMENTEM COMENTEM

OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO

Fernanda disse...

Boa tarde aqui está mais um assunto copiado de um artigo Brasileiro com erros a perder de vista,isto faz parte da globalização já ou viu falar o que significa?Consultei o blog do utilizador pensador atitude-critica.blogspot.com passe por lá tem artigos interessantes e comente eu já o fiz. boa tarde

seus baldaias disse...

Por acaso o texto é mesmo da minha autoria. E mesmo que não fosse não vejo porque não reponder às questões e calar de uma vez por todas quem acha que não tem cultura não acha Sra Fernanda? Ou estará a fugir com o rabo à seringa.....

anti Fernando(a) disse...

keriam era um blog com tantas visitas como o nosso...
mas nao conseguem...
eheheheh

Fernanda disse...

Já lhe dei a resposta não tem mais nada que fazer?Debata algum interessante venha ver o blog do utilizador pensador eu estou lá já qur gosta tanto de falar comigo eu participei encomtramo-nos lá.Ah diz que o texto é de sua autoria podia ter-se dado ao trabalho de mudar de cor certas partes do texto corrigir o Português e poderia ser nem copiar sabe é pior que os meus alunos.responda em atitude-critica.blogspot.com estarei lá pelo menos tem assuntos interessantes e você não consegue passar sem mim e os outros utilizadores

Anónimo disse...

assuntos interessantes sem comentários?
que raio de blog é esse?
será que são tão cultos como a senhor(a) Fernando(a)? se são não podemos ir la responder porque dá-mos erros e isso torna-se mau pra o seu blog.

Quem não vive sem vir a este blog é o(a) senhor(a).
diga la a verdade queria um igual num era?

Doutorado em Românicas disse...

"encomtramo-nos" Srª Professora? Não será encontramo-nos... Não quero que me chame aquele nome...

jovem de codessoso disse...

boa noite.gostaria de fazer uma pergunta.algem da direcçao d gdc me pode dizer o porquê de nao ter sido realizado o tradicional baile das bruxas?......terá sido esquecimento?ou falta d licenciamento? Ps.gostaria de relembrar que este evento ja se realiza a muitos anos....

desapontado com o G.D.C. disse...

concordo com o jovem de Codessoso esqueceram-se de fazer os bailes do carnaval, o dia das bruxas espero que não se esquecam do da passagem de ano ,era o fim da picada todos eles tradição da organização do grupo e de um momento para o outro acabam e justificação onde está assim a continuar estais pior que a concorrencia

GDC Sempre... disse...

Pois...se o GDC não organiza, mais ninguem organiza não é verdade? se organiza é criticado. se não organiza também é criticado. Enfim…o prato do dia que se serve em Codessoso.
Lá por ser habitual realizarem-se estes bailes, e este ano não se cumprir a dita tradição dos bailes isso não quer dizer nada, muito pelo contrario...além disso, não significa que tenham acabado com os bailes.
Para este ultimo interveniente, que não sei se frequenta só os bailes ou se também participa nas outras actividades que o GDC organiza, é que so este ano o GDC já organizou a V Caminhada, o Codessoso Dance Festival, a II Desfolhada, entre outros...não é por não realizar o baile de Carnaval e o Baile da noite das bruxas que se pode fazer comentarios destrutivos como este ultimo...criticar construtivamente pouca gente o faz, limitam-se a criticar sempre pela negativa, mas a isso já o GDC esta habituado, para criticar toda a gente o faz e aparece aqui, mas para colaborar e trabalhar no terreno com o GDC ninguem aparece, da muito trabalho não é?
o GDC merece respeito e acho que tem demonstrado que é uma Associação capaz e bastante activa...
se ao invés de virem para aqui criticar de uma maneira tão baixa, viessem dar ideias e colaborar com este GDC isso é que era obra ;)
Ah! so mais uma coisinha, o GDC foi campeao de um dos maiores eventos realizados em Celorico, e fez ainda a dobradinha isso ninguem felicita nem dá valor...

GDC sempre...

Memoria curta disse...

Ninguém fez o baile de Carnaval e o baile do dia das bruxas?
AS coisas não nascem do céu e não aparecem feitas, se em vez de criticar que é o mail fácil, aparecessem junto da direcção para ajudar, é que meus amiguinhos não há quem queira fazer nada, agora trabalhar para os outros abanarem o capacete, é que cada um tem as suas vidas e alguns trabalham, não vivem á sombra da bananeira.
Mas á outra associação porque não exigem á mesma estes bailes é que o de Carnaval e das bruxas dá prejuizo, eu queria aqui informar que na passagem de ano de 2006/2007 o GDC FOI obrigado a tirar a aparelhagem da sede da junta para os Senhores do Atlético fazeram a sua passagem de ano que foi um Sucesso...
O GDC não beixou os braços e foi para o RTA onde só de Aluguer do espaço pagou 300 Euros e fez a melhor passagem de ano de sempre com muito trabalho e dedicação, lembramçe? ai não se preocuparam com a tradição, é que a sede da junta não é exclusiva do GDC e quando atribuirem essa particularidade com certeza que continuaremos a ser o que eramos, mas se aos olhos da junta de freguesia as duas associações merecem as mesmas regalias, não prebalecendo quem faz e faz bem então têm que pedir satisfações a essa entidade que é a que manda e atribui o espaço a quem quer e lhe apetece.

Desapontado com o G.D.C. disse...

Para estes dois ultimos utilizadores deixam- se ir abaixo com as criticas as verdades ninguem as negou até houve hesitação no inicio(seria um sapo a ser engolido)e não hove resposta á passagem de anoou será que(estão a negociar com um dj profissional tipo Miguel Rendeiro)a vinda para animar esse evento?

Anónimo disse...

Pergunta ao Presidente da junta quem é que tem direito a organizar a passagem de Ano, se for ao Atlético é a eles a quem tens de te dirigir ou só podermos ser exclusivos quando o CAC não lhe apetecer pedir o salão.
Quanto ao Miguel Rendeiro quem sabe, tudo é possivel se não sabes ficas a saber que foi eleito como o melhor DJ do Ano, ( ver www.noite.pt) teres o prazer de o teres cá em Codessoso de borla, tal como outros de reconhecido valor foi obra, só podia ser uma organização do GDC, pois claro...
Cuidado com os cotovelos.

Anónimo disse...

coitadinhos essa e boa.de borla ide enganar outos.de borla keres tu dizer 2000 euros por 1 hora.deixai de enganar as pessoas de codessoso.apresentai contas.alguem se anda a safar a custa do gdc

Desapontado com o G.D.C. disse...

À borla ele cometeu algum crime para fazer serviços comunitários ?não te deves sentir bem a organizaçao do G.D.C. conseguir o que mais ninguem consegue..so pode ser milagre a vossa defesa e tao fraquinha e nao sabe o que diz..nao bebas mais vinho bebe agua se nao daqui a pouco estás a fazer aqui o concerto dos U2 de borla em vez de ser em coimbra e as pessoas a terem de receber o que já pagaram..ah e o rock in rio em 2010 seria em codessoso mas versao rock em codessoso...vai tomar os comprimidos que te esqueceste

:) :) :) :) disse...

Quem teve direito a ver o Miguel Rendeiro de borla foi quem esteve no dia 8 de Agosto no Codessoso Dance Festival...ninguem disse que ele veio de borla...
dah!!quem foi ao Festival e' que assistiu 'a actuacao dos DJ's de borla...
nao tentem distorcer as coisas, porque isso e' muito mau e desnecessario.
mais uma vez criticam o GDC pela bela organizacao de um dos mais badalados eventos que Celorico teve no Verao. :S
e qual rock in rio qual quê, o Codessoso Dance Festival e' muito melhor :) :) :) :) :)

Criticar pela positiva..isso nao sabem faze-lo...

Forca GDC...

Anónimo disse...

Ai que alguns precisam de ir para a escola primária, quanto a outros Konpensan para a azia e o Miguel Rendeiro Custou 20.000 € á Hora é que me apetece dizer este numero.
Para o ano vai ser o que as pessoas quizerem, com o dinheiro que as pessoas de Codessoso derem trazemos cá no minimo o Zé Cabra.
Não vás tomar o xanax não que vais longe assim com essa cabecinha baralhada....

Barraca da Tagus disse...

Não desviem atenções para o GDC, comentem o que trata o assunto que é o Atlético que é uma associação que recebe os mesmos subsidios e nada faz, alguns só estão preocupados com as contas de quem organiza iniciativas e aqueles como o Atlético que não organizam nada? aonde para o dinheiro visto que até agora nem direcção tinham, uma vez iam trazer cá um dos melhores Dj's dos anos 90 na passagem de ano 2006/07 e agora para o ano podiam fazer o Codessoso Rancho Festival para esse desapontado que anda por ai.

Não mudem de assunto para desviar atenções ou andam cá alguns com dôr de cotovelo e azia.

Falemos do Atlético bem ou mal é disso que trata o texto de um sócio dessa instituição...