sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aumento do preço da água para 2010

o Instituto Regulador das Águas e resíduos (IRAR) entregou ao Governo uma proposta que prevê o aumento do preço da água, que terá um agravamento de forma gradual com início em 2010, o que equivale a título de exemplo o aumento de 1 €, num consumo mensal de cerca de 39,00 €.
Esta medida que aguarda a aprovação do Governo, já foi, segundo a mesma fonte, entregue há cerca de 6 meses. O que se pretende é que sejam os consumidores a financiar os investimentos de expansão e modernização das infra-estruturas de água e resíduos em Portugal e os custos de exploração das empresas exportadoras de serviço.
Esta medida terá em conta os rendimentos das famílias mais carenciadas, para que estas, não sejam muito penalizadas com estes aumentos, mas não referem de que forma vão proteger as pessoas de menores rendimentos, apenas é dito, que não será o Governo a impor tarifas, mas apenas definirá os critérios que devem ser usados pelos municipios e entidades gestoras.
Este aumento, vai ter como consequência directa o aumento do preço de outros bens ou serviços essencias, e como sempre, o cidadão é que tem que suportar estes custos, com o investimento em novas infra-estruturas, o pagamento do déficie empresas que cumulam ano após ano, dívidas astronómicas, prémios churudos que pagam aos seus administradores, apesar das empresas cumularem grandes prejuízos, como foi o caso das - Águas de Portugal, que foi do domínio público.

Sem comentários: