domingo, 11 de outubro de 2009

Dá que falar..

Rendimento Mínimo: Níveis de irregularidade apontam para 118 milhões de euros.
Estado diz que são apenas 16 milhõesO Ministério do Trabalho assegura que só encontrou 16,7 milhões de euros em fraudes no Rendimento Social de Inserção (RSI) em ano e meio.
Este total corresponde a 58 517 casos fiscalizados pelo ministério de Vieira da Silva, o q ue dá 15% do total dos 385 mil beneficiários desta prestação social. Dado que o Ministério do Trabalho apenas fiscaliza uma pequena parte do total de beneficiários, não são detectados milhares de potenciais casos de irregularidades.
Como o CM ontem noticiou, a taxa de situações irregulares nestes casos foi de 14,7% no primeiro semestre de 2009, no qual foram gastos 243,7 milhões de euros em RSI, e 19,4% em 2008, período de tempo em que foram gastos 425,8 milhões de euros nesta prestação. Se extrapolarmos esta taxa de irregularidades assumida pelo Instituto da Segurança Social, dá um total de 36 milhões gastos de forma irregular nos primeiros seis meses de 2009 e 82 milhões em 2008. Feitas as contas, são 118 milhões de euros passíveis de terem sido gastos em situações irregulares.
O Executivo de Sócrates, que se recusa a fazer esta extrapolação, garante que a metodologia usada no RSI – prestação criticada por alguns partidos políticos – foi a de uma “fiscalização inteligente”, na qual é identificada “a maioria das situações irregulares”.
O CM tentou obter uma reacção do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, que não se mostrou disponível até ao fecho desta edição.
FRAUDE PODIA SUBIR PENSÕES
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, disse ontem que a fraude no rendimento mínimo "só num ano" dava para aumentar as reformas em mais de dez euros por mês. "118 milhões de euros só num ano de fraude no rendimento mínimo dava para aumentar as pensões de reforma em mais de dez euros por mês, ou 140 euros por ano", afirmou aos jornalistas Paulo Portas, no final de uma acção de campanha de apoio ao candidato do CDS-PP à Câmara da Sertã, Pedro Martins.
Mostrando a manchete do CM, Paulo Portas salientou que é "um abuso" de "gente que usa o rendimento mínimo para não fazer nenhum e viver à custa dos outros". O líder do CDS-PP adiantou que o RSI "só deve ser dado a quem verdadeiramente precisa" e "aquilo que é fraude deve passar para as pensões".
.
in correio da manhã

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem publicou esta lista de resultados enganou-se porque em Codessoso não concorreu nehuma lista do PSD/PP mas sim de Independentes/por Paixão,se o candidato da lista vencedora tivesse concorrido por essa tal lista talvês ganha-se com maior diferença, portanto não se esqueça de corrigir esse grande errro,aproveito esta oportunidade para enviar os meus Parabéms ao vencedor.