sábado, 6 de junho de 2009

O jogo do tetris

Tetris cumpre 25 anos
03.06.2009 - 10h21 Susana Almeida Ribeiro
O Tetris, o jogo que a partir de meados da década de 1980 começou a acumular uma legião de fãs em todo o mundo, cumpre esta semana 25 anos. Actualmente é jogado em mais de 50 países e está registado no Livro do Guinness como o videojogo mais popular da história. Hoje em dia, o Tetris está disponível em 59 plataformas, entre elas o iPhone e a Wii, e é jogado mais de um milhão de vezes por dia na rede social Facebook. Não vale a pena combater o fenómeno:
o Tetris é viciante e, apesar de cumprir um quarto de século, veio para ficar."Simplesmente é um bom jogo, fácil, compreensível e facilmente exportável para novas plataformas, por isso se tornou tão popular e estou seguro que vai continuar a sê-lo", disse à agência espanhola EFE o inventor do jogo, o engenheiro russo Alexey Pajitnov.Tudo começou no dia 6 de Junho de 1984. Duas semanas depois de ter começado a trabalhar, Pajitnov completou a primeira versão do Tetris, apesar de a popularização do jogo só ter ocorrido a partir de 1985, quando foi adaptado para poder começar a ser jogado em computadores pessoais e consolas. A partir daí a popularidade do jogo tornou-se imparável. Sobretudo a partir do momento em que foi escolhido para acompanhar a consola Game Boy, que depressa se tornou uma das mais vendidas em todo o mundo. Henk Rogers, designer da Nintendo, estava a lançar a consola quando deu de caras com o jogo, numa convenção, em Las Vegas, em 1988, e achou que era o jogo ideal para acompanhar o Game Boy.
"O Tetris era muito fácil e consistia em criar ordem a partir do caos", explicou Rogers à EFE.O jogo é muito simples: os jogadores têm que rodar e encaixar uma série de peças de diferentes feitios enquanto estas descem pelo ecrã a uma velocidade constante. Uma vez acomodadas as peças de forma a completarem uma linha horizontal, esta desaparece, dando ao jogador mais espaço livre de jogo, facilitando a colocação de novas peças, que continuam a cair. O jogador perde quando as peças se acumulam no ecrã e chegam até ao topo.
O nome do jogo deriva de "tetra" (quatro), em referência ao número de quadrados que formam cada peça. "Apesar de no momento da criação ter achado que tinha tido uma grande ideia, jamais pude imaginar que teria este êxito", reconhece o criador do jogo, 25 anos depois.No futuro, o criador do Tetris e o seu promotor comercial pretendem convertê-lo no "primeiro desporto virtual da história", com "jogadores profissionais, regras comuns e tudo aquilo que implica um desporto tradicional", explicou Pajitnov, um apaixonado por jogos virtuais e de mesa, desde que tenham uma componente intelectual. "Estamos a preparar um campeonato mundial, com uma versão estandardizada do jogo, acrescentou Rogers, cuja ideia é convocar provas locais em 2010 e, no ano seguinte, celebrar o "Primeiro Campeonato Mundial de Tetris". * in publico * Ver mais http://www.freetetris.org/

Sem comentários: