sexta-feira, 5 de junho de 2009

CORRUPÇÃO

212,6 mil portugueses já pagaram subornos
Barómetro revela que 2% dos lusos praticaram subornos nos últimos 12 meses e que a maioria duvida da eficácia das políticas anticorrupção do Governo. No Mundo, 69% consideram os partidos políticos corruptos.
Patrícia Susano Ferreira pferreira@destak.pt
Mais de 212,6 mil portugueses admitem ter pago subornos nos últimos 12 meses, ou seja, cerca de 2% da população total, segundo um relatório publicado ontem pela organização Transparency International.
De acordo com o barómetro sobre a corrupção, que teve por base mais de 73 mil inquéritos realizados em 69 países, 69% dos cidadãos do Mundo consideram os partidos políticos como as entidades mais corruptas, seguidos do poder legislativo (61%) e do sector privado (53%).
Um em cada 10 entrevistados admitiu ter subornado alguém durante os últimos 12 meses, sendo o Médio Oriente e África as regiões mais expostas à prática deste crime. Em países como a Libéria, a Serra Leoa e o Uganda, mais de metade dos inquiridos admitiu ter subornado alguém no último ano.
No entanto, somente uma em cada cinco pessoas que o fazem em todo o Mundo denunciam o suborno. O motivo para não o fazerem é principalmente por considerarem que não iria adiantar de nada (50%), mas também por levar demasiado tempo (25%).
Para os portugueses, os partidos são os mais corruptos, seguidos do sector privado e do poder legislativo. Para a presidente da organização, esta crescente desconfiança nos políticos pode levar a níveis cada vez mais elevados de abstenção nas eleições. . Números 2% dos portugueses assumem ter pago subornos nos últimos 12 meses;
25% dos subornos pagos no Mundo são a polícias;
33% acreditam que o sector privado é o mais prejudicado pela corrupção;
69% dos 73 mil inquiridos consideram os partidos políticos como sendo os mais corruptos;
73% dos inquiridos consideram as políticas anticorrupção portuguesas como ineficazes * IN DESTAK

Sem comentários: