domingo, 29 de junho de 2014

Portugal - Mundial do Brasil de 2014


Como é do conhecimento público, a selecção portuguesa falho os seus objectivos que tinha traçado para a participação no mundial do Brasil, que era passar a fase de grupos na competição.

Falhou os objectivos, e a sua participação resumiu-se a uma copiosa derrota contra a Alemanha, um empate perante os Estados Unidos da América e uma vitória contra o Gana.

Já se discutiu se o fracasso na competição se deveu a problemas físicos, clima ou estratégia do seleccionador Paulo Bento, mas como não há interesse em esclarecer a situação, vai continuar tudo na mesma ou seja, o mistério por esclarecer!

Uma coisa é certa, Portugal vai ter forçosamente de começar a renovar o quadro dos jogadores da selecção, porque se o seleccionador continuar a ser teimoso e a convocar sempre os amigos, não conseguimento nem o apuramento para o próximo Europeu de 2016 de França que vai iniciar os jogos de apuramento já este ano.

domingo, 22 de junho de 2014

sábado, 21 de junho de 2014

Justa homenagem - Manuel António da Mota

Município de Celorico de Basto homenageia Manuel António da Mota

 
2014/06/06
O fundador do grupo Mota, atual Mota-Engil, Manuel António da Mota, vai ser homenageado, no dia 8 de junho, data em que faria aniversário, na freguesia de Codessoso, de onde é natural, pelo município de Celorico de Basto.
A cerimónia de homenagem póstuma contará com a presença do arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e o Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho, entre outras individualidades com destaque para a família do homenageado.
"Trata-se de um dos maiores mecenas para o concelho, tendo proporcionado postos de trabalho a muitos celoricenses. É, também, nossa função, enquanto executivo municipal, não esquecer aqueles que muito fizeram e continuam a fazer pelo nosso concelho, auxiliando na evolução económica e social do mesmo", salientou o autarca, Joaquim Mota e Silva.
A cerimónia de homenagem consistirá numa eucaristia, na igreja de Codessoso, a partir das 11h00, do dia 8 de junho, seguindo-se as cerimónias protocolares com o descerramento da placa do equipamento social, "Centro Social Manuel António da Mota" e a inauguração da estátua de homenagem. in municipio de celorico de basto

Incêndios em Codessoso - Celorico de Basto - 2014


Estamos no início dos dias quentes, e o flagelo dos incêndios já começou um pouco por todo o lado, a devastar a pouca área que ainda permanece por queimar. Nos últimos anos os incêndios têm poupado a freguesia de Codessoso, mas este ano, parece uma excepção à regra!

Já começaram os incêndios na nossa freguesia. No domingo passado assistimos a um incêndio de grandes proporções que começou no Lugar de Lourido em Arnóia, na zona conhecida como o Ribeiro da Velha e deslocou-se para a nossa freguesia, tocado a vento não houve meios para suster as chamas que lavravam a grande velocidade, tendo queimado toda a zona envolvente da Quinta do Barreirinho, Costarela e Quinchousos (Cachada), que puseram em risco as habitações.

Não valeu de nada, o helicóptero, 2 aviões, Bombeiros de Celorico de Basto, Fafe, Famalicão, Vizela e outras localidades da região; o que reflecte bem a gravidade das chamas que devoraram em pouco tempo dezenas e dezenas de hectares de monte, com a vegetação em algumas locais com mais de três metros de altura.

É tempo de repensar a política florestal em Portugal!





segunda-feira, 16 de junho de 2014

As piscinas de Codessoso - Celorico de Basto

Piscinas Municipais ao ar livre de Codessoso, em Celorico de Basto, abriram oficialmente para época balnear.

2014/06/16
As Piscinas Municipais do Parque de Lazer de Fiães de Cima, em Codessoso, abriram este fim-de-semana, com todas as condições para receber os banhistas durante a época balnear.
As piscinas de Codessoso estão à disposição da população durante todos os dias da semana com horário alargado, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.
Este equipamento fomenta a prática desportiva e o bem-estar da população, sendo ainda um espaço propício para ocupação dos tempos livres sobretudo, dos mais jovens em tempo de férias. Para muitos trata-se de um espaço propício para descansar, praticar desporto ou simplesmente para apanhar sol.
O complexo é composto por duas piscinas, uma com dimensões de 20m X10m e profundidade de 0,90m e 2m, destinada a jovens e adultos e outra para crianças com 5mX10m e profundidade máxima de 0,40m, oferece condições de segurança aos visitantes e está vigiada durante o horário de funcionamento. 
in municipio de celorico de basto

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mundial de futebol - Brasil 2014

Hoje é o jogo inaugural do Mundial de Futebol do Brasil.

Todos os adeptos do futebol, desejam que seja um campeonato memorável, que corre com desportivismo e fair-play, e que o povo brasileiro seja hospitaleiro e digno de um país anfitrião.

Desejamos as maiores felicidades à selecção portuguesa, que faça um bom mundial e que eleve bem alto o nome de Portugal.

domingo, 8 de junho de 2014

Parque de Lazer de Fiães em Codessoso - Celorico de Basto


A época balnear está ai à porta.

Ao contrário de outras freguesias do concelho de Celorico de Basto, as pessoas da nossa freguesia podem orgulhar-se de ter o Parque de Lazer de Fiães que é um achado da natureza.

Para além das piscinas, gimnodesportivo, temos um espaço de lazer único na localizada, com uma série de valências, como é o caso do parque infantil, espaço para jogos tradicionais como o jogo da malha e o espaço para fazer churrasco com mesas para as pessoas de acondicionar e passar ali umas belas tardes em convívio e a usufruir de uma envolvente sombra e frescura.

No Verão este local é muito procurado por pessoas da localidade e inclusivamente, por visitantes de fora que fazem excursões em convívios e passeios e passam ali o dia todo.

Um problema recorrente que nos surge é a dificuldade em conseguir uma mesa livre e bancos, porque não chegam para as “encomendas” ou se vai logo de manhã marcar a mesa ou então, resta levar um cobertor, comer e passar o resto da tarde deitado no chão.

As entidades que tutelam a conservação e manutenção do espaço, deveriam colocar mais mesas e bancos de jardim, para acondicionar as pessoas que se deslocam ao Parque, porque há muito espaço disponível que está subaproveitado; sem entrar em exageros, porque deve existir sempre algum espaço livre.

Outro reparo a fazer é a falta de vedação ou protecção do pequeno lago que existe no interior do parque, que deveria estar protegido de crianças, embora se reconheça que os pais têm o dever de zelar e cuidar dos filhos, mas as crianças são irreverentes por natureza. No que se refere propriamente ao parque infantil, deveria haver um mini parque para as crianças mais pequenas para poderem brincar à vontade.











domingo, 1 de junho de 2014

Software para aprender a tocar música!


Português cria software que ensina a tocar qualquer música.


José Pedro Magalhães, antigo aluno da Universidade do Minho, participou na criação de um software que ensina a tocar qualquer música na guitarra, ukelele e piano. A plataforma já atrai cerca de 50 mil visitantes por dia.

Ao contrário de outros programas do género, o software deste informático português, de 29 anos, "funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja, o que é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos", explicou José Pedro Magalhães, em declarações ao jornal da Universidade do Minho.

Segundo um comunicado da Universidade do Minho, o software, criado por José Pedro Magalhães e mais cinco informáticos de outras nacionalidades, é "único no mundo" por ser online, gratuito, automático e "muito intuitivo".

O utilizador apenas tem de aceder à plataforma Chordify e fazer o upload de uma música em formato MP3 ou colocar na plataforma o link de um vídeo do Youtube ou do SoundCloud.

Depois deste rápido processo, a plataforma fornece os acordes necessários para tocar o tema, nos respetivos tempos, à medida que a música vai tocando. Em caso de dúvida na execução dos acordes, o utilizador também pode consultar a posição dos dedos na guitarra e ukelele, assim como a localização das notas a tocar no piano.

In JN -13.11.2013

Troca-se tudo!

Já pode dispor de um sítio de trocas directas de bens. Neste site de trocas poderá encontrar, motores, tecnologia, som e imagem, moda, tudo o que precisa para bebes e crianças, casa, tempos livres, etc…

Poderá trocar bens ou objectos que já não usa, por outros bens que lhe poderão ser úteis à distância de um clique, sem ter de gastar dinheiro através de troca directa.

Ver mais!

http://troca-se.pt/