domingo, 8 de junho de 2014

Parque de Lazer de Fiães em Codessoso - Celorico de Basto


A época balnear está ai à porta.

Ao contrário de outras freguesias do concelho de Celorico de Basto, as pessoas da nossa freguesia podem orgulhar-se de ter o Parque de Lazer de Fiães que é um achado da natureza.

Para além das piscinas, gimnodesportivo, temos um espaço de lazer único na localizada, com uma série de valências, como é o caso do parque infantil, espaço para jogos tradicionais como o jogo da malha e o espaço para fazer churrasco com mesas para as pessoas de acondicionar e passar ali umas belas tardes em convívio e a usufruir de uma envolvente sombra e frescura.

No Verão este local é muito procurado por pessoas da localidade e inclusivamente, por visitantes de fora que fazem excursões em convívios e passeios e passam ali o dia todo.

Um problema recorrente que nos surge é a dificuldade em conseguir uma mesa livre e bancos, porque não chegam para as “encomendas” ou se vai logo de manhã marcar a mesa ou então, resta levar um cobertor, comer e passar o resto da tarde deitado no chão.

As entidades que tutelam a conservação e manutenção do espaço, deveriam colocar mais mesas e bancos de jardim, para acondicionar as pessoas que se deslocam ao Parque, porque há muito espaço disponível que está subaproveitado; sem entrar em exageros, porque deve existir sempre algum espaço livre.

Outro reparo a fazer é a falta de vedação ou protecção do pequeno lago que existe no interior do parque, que deveria estar protegido de crianças, embora se reconheça que os pais têm o dever de zelar e cuidar dos filhos, mas as crianças são irreverentes por natureza. No que se refere propriamente ao parque infantil, deveria haver um mini parque para as crianças mais pequenas para poderem brincar à vontade.











Sem comentários: