sábado, 21 de junho de 2014

Incêndios em Codessoso - Celorico de Basto - 2014


Estamos no início dos dias quentes, e o flagelo dos incêndios já começou um pouco por todo o lado, a devastar a pouca área que ainda permanece por queimar. Nos últimos anos os incêndios têm poupado a freguesia de Codessoso, mas este ano, parece uma excepção à regra!

Já começaram os incêndios na nossa freguesia. No domingo passado assistimos a um incêndio de grandes proporções que começou no Lugar de Lourido em Arnóia, na zona conhecida como o Ribeiro da Velha e deslocou-se para a nossa freguesia, tocado a vento não houve meios para suster as chamas que lavravam a grande velocidade, tendo queimado toda a zona envolvente da Quinta do Barreirinho, Costarela e Quinchousos (Cachada), que puseram em risco as habitações.

Não valeu de nada, o helicóptero, 2 aviões, Bombeiros de Celorico de Basto, Fafe, Famalicão, Vizela e outras localidades da região; o que reflecte bem a gravidade das chamas que devoraram em pouco tempo dezenas e dezenas de hectares de monte, com a vegetação em algumas locais com mais de três metros de altura.

É tempo de repensar a política florestal em Portugal!





Sem comentários: