domingo, 1 de junho de 2014

Software para aprender a tocar música!


Português cria software que ensina a tocar qualquer música.


José Pedro Magalhães, antigo aluno da Universidade do Minho, participou na criação de um software que ensina a tocar qualquer música na guitarra, ukelele e piano. A plataforma já atrai cerca de 50 mil visitantes por dia.

Ao contrário de outros programas do género, o software deste informático português, de 29 anos, "funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja, o que é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos", explicou José Pedro Magalhães, em declarações ao jornal da Universidade do Minho.

Segundo um comunicado da Universidade do Minho, o software, criado por José Pedro Magalhães e mais cinco informáticos de outras nacionalidades, é "único no mundo" por ser online, gratuito, automático e "muito intuitivo".

O utilizador apenas tem de aceder à plataforma Chordify e fazer o upload de uma música em formato MP3 ou colocar na plataforma o link de um vídeo do Youtube ou do SoundCloud.

Depois deste rápido processo, a plataforma fornece os acordes necessários para tocar o tema, nos respetivos tempos, à medida que a música vai tocando. Em caso de dúvida na execução dos acordes, o utilizador também pode consultar a posição dos dedos na guitarra e ukelele, assim como a localização das notas a tocar no piano.

In JN -13.11.2013

Sem comentários: