terça-feira, 15 de outubro de 2013

Austeridade, soma e segue!



Depois de uma semana de ruído na comunicação social, no Domingo à noite o Vice-Primeiro Ministro Paulo Portas, veio anunciar os cortes nas pensões e desfazer alguns equívocos que atormentavam os pensionistas.

Anunciou que apenas teriam cortes as segundas pensões a partir do valor de € 2.000,00, definidos por uma tabela de valores progressiva. Reforçando que mesmo, que um pensionista que cumule três ou mais reformas nunca vai ter um corte total do valor da última pensão, a que chama “corte na integralidade”.

Até aqui todos nós entendemos, embora seja sempre discutível cortar num rendimento proveniente da carreira contributiva dos pensionistas, que descontaram uma vida inteira para a reforma e, nos seus últimos dias de vida se vêem confrontados com uma perda de rendimento.

Contudo, esta situação merece um reparo, é que o Governo se comporta como um bombeiro que andar a apagar fogos “aqui e ali”, porque questões orçamentais e imposição da Troika, mas não tem coragem para tomar medidas estruturais para resolver a situação.

Há pensionista, especialmente aqueles que têm as reformas mais elevadas, com rendimentos de capitais que não vão ser afectados ou seja, há outros rendimentos que não são tidos em conta na avaliação do seu rendimento.

Isto é equidade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Este Governo quer matar o interior do país!