quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Fecho de Finanças!



O Governo prepara-se para encerrar cerca de 150 Repartições de Finanças, prejudicando ainda mais as regiões do interior no país.

Os serviços de finanças concelhios têm existência antiga e constituem um serviço público de proximidade dos cidadãos e das empresas espalhados por todo o território nacional, pelo que, a confirmar-se este processo de encerramento, estaremos perante um retrocesso na prestação de um serviço público do Estado.

Esta decisão afectará a vida económica e social das populações em todo o país e afectarão de forma mais intensa os distritos e concelhos do interior, que se encontram mais afastados dos centros de decisão e que, nestes últimos dois anos, têm sido vítimas das mais diversas e permanentes subtracções de serviços públicos como, a educação e saúde.

Esta decisão integrar-se no memorando da troika e prevê que cerca de metade das 340 repartições locais vai fechar até Junho de 2014. O Governo argumenta que há uma alteração do paradigma do relacionamento entre o contribuinte e a administração fiscal. Uma vez que, todas as declarações de IVA e IRC entregues pelas empresas (e empresários em nome individual) são hoje efectuadas através da internet e, no caso dos contribuintes particulares, refira-se que mais de 85% das declarações de IRS entregues anualmente são também efectuadas através do Portal das Finanças, o que é um argumento falacioso, porque no interior do país há muitas pessoas que não tem acesso à internet.

1 comentário:

Anónimo disse...

O interior o país esta cada vez mais esquecido!