quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpo de Deus sem ser feriado em Portugal



Pela primeira vez, nesta quinta-feira assinala-se o dia do Corpo de Deus sem ser feriado em Portugal, na sequência da decisão do Governo de suspender alguns feriados durante cinco anos. As celebrações religiosas passam, por isso, para domingo

Este feriado deixa de existir a partir deste ano e pelo menos até 2017, passando as festas religiosas do Corpo de Deus a ser celebradas nos domingos seguintes, à semelhança do que já acontece em muitos países da Europa.

O dia ficará, contudo, marcado por vários protestos. Milhares de trabalhadores deverão participar nesta quinta-feira em greves, concentrações e plenários promovidos pela CGTP contra a retirada de feriados e mostrar se estão disponíveis para uma greve geral em Junho contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo.

Até este ano, o Corpo de Deus era um feriado nacional religioso móvel, que se celebrava na segunda quinta-feira a seguir ao domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).

No entanto, em 2011, o Governo decidiu reduzir os feriados nacionais, impondo como regra o fim de dois religiosos e dois civis, com o objectivo de aumentar os esforços para superar a crise económica e financeira que o país atravessa.

No início de Maio do ano passado, a República Portuguesa e a Santa Sé chegaram então a acordo sobre a redução dos feriados religiosos e decidiram suspender por cinco anos o feriado do Corpo de Deus e o de Todos os Santos (1 de Novembro). Os dois feriados civis abolidos foram o 5 de Outubro (Implantação da República) e o 1 de Dezembro (Restauração da Independência). In público

2 comentários:

big brother disse...

Boa noite, não vejo grande ou nenhuma admiração na abolição dos feriados, se todas as entidades chegaram a acordo com os quais deviam ser retirados e passados para o fim de semana, nao vejo razão alguma para este artigo.Todos tem o seu sentido, a sua historia e importância, se a decisão foi aceite pelas duas partes não vejo motivo para tanto alarido.


nota:existem tantos temas interessantes para serem comentados e vocês só insistem em meter aqui assuntos de pouca relevância,temos equipas de cientistas, desportistas e outros que a nivel nacional e internacional fazem grandes descoberta,avanços na medicina,conquistas de 1º 2º e 3º prémios em modalidades de topo e não vejo nada aqui,precisamos de algo que nos faça sentir bem e que somos capazes de fazer grandes coisas,estes temas são mesmo sem interesse.Pensem nisso adin. do blogue,uma mudança para melhor daria jeito.obrigado

Nós por cá! disse...

Como leitor deste blog, concordo com a observação que vem valorizar este peço! Mas sou a opinião que este tema dos feriados tem todo o interesse porque este Governo acabou com um dos feriados religiosos mais importantes!