sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aterro de Codessoso


As pessoas da freguesia de Codessoso queixam-se do mau cheiro libertado pelo Aterro Sanitário da Resinorte do Baixo Tâmega, que nos últimos tempos não lhes têm dado descanso. Há dias em que os moradores que residem nas imediações, têm de cancelar convívios com familiares e amigos em plena época de férias devido ao insuportável cheiro nauseabundo.

Esta situação tem impedido os moradores de gozar do seu descanso e bem-estar, especialmente à noite, pois não tem forma de impedir o mau cheiro que até provoca vómitos e náuseas, receando que esta poluição ambiental lhes possa trazer graves problemas de saúde.

A isto ainda cresce o facto, do Aterro se situar junto ao Parque de Lazer de Fiães e Piscina de Codessoso, que é frequentada diariamente por dezenas de pessoas que ali se deslocam em férias e época balnear, que também sentem o mesmo problema.

Segundo foi possível apurar, esta situação já foi denunciada por diversas vezes aos legais representantes do Aterro, mas continua por solucionar ou sem resposta, temendo-se que esteja em causa um grave problema de saúde pública que urge resolver.

A permanecer este problema, os moradores estão a estudar outras formas de luta, que pode passar por assinarem uma petição pública ou participar a situação junto do Ministério do Ambiente ou denunciar publicamente o problema na comunicação social.

10 comentários:

Unknown disse...

Depois de tantos anos a consentir e agora com o fim do tempo útil do mesmo é que se preocupam com as causas e os efeitos,não seria mais logico mostrar o descontentamento e preocupação nos primeiros tempos de vida do mesmo!?

Antonio Silva disse...

Eu assino por baixo e é uma situação insustentavel, não é porque cerca de 30 pessoas de Codessoso trabalham no local que os outros têm que gramar com este pivet, que infesta toda a freguesia e o proprio parque que fica perto,só atrai moscas porque as pessoas procuram outros locais mais saudáveis...vamos lutar por uma freguesia mais saudavel contem comigo.

codessoso on-line disse...

É sempre altura de denunciar o que está errado e o que coloca em causa a saúde das pessoas...é normal que agora haja mais preocupação porque no inicio a quantidade de lixo era menor e o cheiro não se fazia sentir tanto como agora...o normal e logico era que realmente alguem fizesse algo desde o inicio para denunciar esta e outras situações e isso cabe ás entidades locais e a qualquer cidadão...mas o Codessoso on line mesmo tarde parece que é o unico meio de comunicação que denunciou esta situação.

Unknown disse...

É bem que exista alguém que denuncie o que está errado e tente fazer pressão para que as entidades competentes façam algo a fim de minimizar os danos, mas infelizmente se algum problema de saude que possa vir a ser associado à existência do aterro venha a "manifestar-se" isso é da longa exposição aos ditos cheiros que possam ser prejudiciais para a saude e que foram emanados durante estes anos,creio que mais de uma década,mas esperamos que não seja um problema que manifesta os seus efeitos colaterais negativos a longo prazo,e se isso acontecer quem são as pessoas ou entidades que podem ser responsabilizadas por isso???

Anónimo disse...

Não se esqueçam que a empresa exploradora do aterro sanitário, (Resinorte) tem a concessão e exploração do mesmo por um período de 25 anos, apesar do aterro em si só ter uma previsão que no início era de 16 anos, mas tudo indica que poderão fazer o alargamento.
A Resinorte polvoriza um produto no ar para disfarçar o mau cheiro, este produto é muito caro, por esta rasão nem sempre a maquina está ligada. Como eu disse apenas disfarça o mau cheiro, os gases que poderão ser prejudiciais para a saúde mantem-se no ar.

Anónimo disse...

A unica entidade competente k se deve manifestar é a junta de freguesia,foi para isso k foram eleitos! para defender os interesses da freguesia e da população.a não ser k tenham o "rabo" preso! pelo visto com prendas!!! CARROS

Anónimo disse...

DEIXO NO AR UMA/DUAS QUESTÃO: PORQUÊ QUE A A JUNTA QUE É O REPRESENTANTE MAXIMO DA FREGUESIA NADA FAZ? TERÃO O RABO PRESO?

Unknown disse...

Gosto de ver e ler estes comentários dos cromos que levantam suspeitas mas não dão a cara assinam como "anónimos" é medo de ser apontados pelo que escrevem ou não tem certeza do que dizem!?

Anónimo disse...

XAI DO XOL.... António!!!
Axas k alguém se ker xatear?
Abraxo!

m.f. disse...

Mis um parvo que não assume o que diz e mal trata os participantes neste blog que não tem medo de o fazer!!!